TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reflexo Miotático

Monografias: Reflexo Miotático. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/3/2015  •  393 Palavras (2 Páginas)  •  654 Visualizações

Página 1 de 2

Os reflexos miotáticos são característicos da musculatura esquelética controlados por órgãos receptores presentes nos músculos esqueléticos e nos tendões.Os reflexos miotáticos são característicos da musculatura esquelética controlados por órgãos receptores presentes nos músculos esqueléticos e nos tendões.

O reflexo desencadeado pelo estiramento discreto de um musculo esquelético qualquer é conhecido como reflexo miotático ou de estiramento, onde a resposta reflexa sempre será a contração subsequente do musculo estimulado. O reflexo miotático é um reflexo proprioceptivo, que são característicos da musculatura esquelética controlados por órgãos receptores presentes nos músculos esqueléticos e nos tendões. O reflexo miotático de estiramento é controlado pelo receptor Fuso Muscular presente nos músculos esqueléticos.

O reflexo miotático inverso é controlado pelo órgão tendinoso de Golgi que é um receptor de estiramento localizado tendão do músculo. O estiramento das fibras de colágeno do tendão também estira o órgão tendinoso de Golgi provocando sua despolarização. Cada órgão tendinoso tem um nervo sensorial (aferente) que conduz os potenciais de ação para o SNC informando ao mesmo sobre o grau de tensão muscular decorrente da contração. Como o órgão tendinoso de Golgi fica em série com as fibras extrafusais, quando estas se contraem o órgão tendinoso de Golgi é estirado e são emitidos potenciais de ação para o SNC ao longo do nervo sensorial em uma frequência proporcional à tensão desenvolvida pelo músculo.

Os Fusos Musculares e os Órgãos Tendinosos de Golgi transmitem tipos diferentes de informação. Quando um músculo é estirado, os aferentes dos Fusos Musculares aumentam significativamente a sua frequência de despolarização, enquanto os Órgãos Tendinosos apresentam um aumento pequeno e inconsistente. Por outro lado, quando o músculo contrai, como resultado da estimulação do motoneurônio α, a frequência de despolarização dos Órgãos Tendinosos aumenta de forma marcada, enquanto a dos Fusos Musculares diminui ou mesmo desaparece. Esta diferença de resposta resulta das diferentes relações anatômicas dos dois tipos de receptores. Os Fusos Musculares estão dispostos em paralelo com as Fibras Extrafusais, enquanto os Órgãos Tendinosos de Golgi estão em série. O estiramento do músculo alonga as fibras intrafusais, estirando a terminações nervosas do fuso, o que conduz ao aumento da frequência de despolarização. Nos Órgãos Tendinosos, as fibras de colágeno dos tendões são mais rígidas que as fibras musculares. Assim, a maior parte do estiramento deve-se às fibras musculares e, como os órgãos tendinosos estão em série com as fibras musculares, sofrem pouca deformação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com