TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reflexos

Tese: Reflexos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  Tese  •  349 Palavras (2 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

Reflexos

Muitos dos sistemas de controlo homeostáticos do organismo tem como base fisiológica uma sequencia de estimulo-resposta, o reflexo. Embora muitos reflexos o individuo tenha consciência do estimulo e ou da resposta, noutros, nomeadamente nos que regulam o meio interno, não existe qualquer consciência por parte do individuo.

Em sentido estrito, um reflexo e uma resposta involuntária, não premeditada, e não aprendida a um determinado estimulo. Existem também diversas respostas que parecem ser automáticas e estereotipadas, mas que são de facto o resultado da aprendizagem e da pratica.

A via que medeia um determinado reflexo constitui seu arco reflexo.

O arco reflexo e constituído por um órgão sensitivo, um neurónio aferente, uma ou mais sinapses numa estacao de integração, um neurónio eferente e um efector.

A conexão entre os neurónios aferentes e eferentes somáticos ocorre geralmente no sistema nervoso central.

Os neurónios aferentes atingem o SNC através das raízes dorsais e tem seus corpos celulares nos gânglios dos nervos cranianos. Os neurónios eferentes saem do SNC através das reaizes ventrais ou dos nervos cranianos motores correspondentes.

 O objectivo da aula pratica em relação ao reflexo de estiramento é avaliar o grau de funcionamento da medula espinal-que ocupa o nível mais inferior na hierarquia do sistema motor,sendo rensponsavel pela génese de movimentos reflexos e rítmicos, os quais estão sob o controlo dos feixes descendentes do córtex do tronco cerebral- e em que condições ocorrem os reflexos, como no caso de distração, no estado atento, no estado de exaustão como no acto de descer e subir as escadas e estudar o controle da função muscular pela medula espinal.

Reflexo patelar

Na clinica um metódo usado para determinar a sensibilidade dos reflexos de estiramento( que são contracçoes musculares que ocorrem quando o musculo e estirado, sendo o fuso muscular rensponsavel por este reflexo), é provocar o reflexo patelar, e outros abaulos musculares.

O reflexo patelar pode ser induzido no tendão patelar com um martelo de reflexo, isto instantaneamente estira o musculo quadríceps e activa o reflexo de estiramento dinâmico, que faz com a perna se lance para frente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com