TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Sobre Microscopia ( Uso E História )

Monografias: Relatório Sobre Microscopia ( Uso E História ). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  1.273 Palavras (6 Páginas)  •  3.339 Visualizações

Página 1 de 6

Relatório Histologia

Data : 02/05/2014

1. Quais mudanças podem ser observadas na ordem e na posição da letra que você observou na lâmina ?

R: A letra é vista de ponta cabeça, este fato, entre outros, é ocasionado devido a relação entre as lentes do microscópio e o lâmina. Quando observadas por lentes a imagem é aumentada, virtual e invertida em relação ao objeto visto. Isto causa as mudanças presentes na observação.

2. Como se calcula o aumento final que estamos vendo no microscópio óptico ?

R: É preciso calcular o aumento da objetiva vezes o aumento da lente ocular. Em regra geral , a lente ocular possui um aumento de 10x , que deve ser multiplacado pela objetiva em questão. Deste modo, caso a objetiva possua aumento de 100x, o aumento real será de 1000x.

3. O que é resolução e qual o limite mínimo alcançado por um microscópio de luz ?

R: Além de ampliar a imagem de um objeto, o microscópio serve para aumentar o poder de resolução do olho humano (0,1 - 0,2 mm). Poder de resolução é a capacidade de distinguir dois pontos muito próximos um do outro No microscópio óptico, o limite seria em torno de 0,2 µm O limite de resolução (LR) do microscópio de luz depende do comprimento de onda (λ) da radiação utilizada e da abertura numérica (a.n.) da objetiva, dado pela seguinte equação:

L.R. = λ.K / a.n.

Donde:

K = constante (0,61)

λ = comprimento de onda da luz (na faixa do verde - amarelo)

a.n. = A abertura numérica é a medida da capacidade de uma lente para receber informação (luz) de um objeto e é definida pela equação: a.n. = n . sen θ, onde n é o índice de refração do meio entre o objeto e a objetiva (n=1 para o ar, n=1,33 para a água e n=1,5 para o vidro e para o óleo de imersão), e onde θ é o semi-ângulo de abertura, formado pelo eixo óptico e os raios externos do feixe de luz que penetram na objetiva.

4. Quais os tipos de microscópios disponíveis? Para que cada um deles é utilizado ?

R: Os microscópios são utilizados para revelar ao homem o mundo invisível ao seus olhos, mas que, invariavelmente, está presente. Seu uso varia das diversas análises laboratoriais, patológicas, até estudos de lâminas em sala de aula. Todas as suas utilizações, por mais variadas que sejam, convergem no ponto de observação de alguma estrutura que não poderia ser observada sem o auxílio do microscópio. Vale atentar para o fato de que os microscópios mais potentes, e caros, não apenas promovem uma maior resolução, mas também definem a imagem de maneira diferente, chegando até a proporcionar uma noção de profundidade em certos aparelhos. Aqui seguem os tipos de microscópios :

• Microscópio simples

Contém uma lente simples ou um sistema de lentes centradas, não permitindo uma ampliação dos objetos superior a 50x. Exemplo: lupa.

• Microscópio composto

É constituído por mais do que um sistema de lentes e a formação da imagem é determinada, em grande parte pelo comprimento de onda da luz utilizada na iluminação da amostra e pelas propriedades físicas da mesma. Com base no tipo de iluminação, podemos considerar os seguintes tipos:

• Microscópio fotônico

A imagem é transmitida por um feixe de fotos (luz visível ou ultravioleta). Pode-se ainda considerar os seguintes subtipos:

• Microscópio comum

Utilizado para ampliar, com uma série de lentes , estruturas pequenas impossíveis de visualizar a olho nu. É constituído por um componente mecânico que suporta e permite controlar um componente óptico que amplia as imagens.

• Microscópio ultravioleta

A radiação utilizada é o ultravioleta que tem um comprimento de onda para a luz visível, o que permite melhorar o limite de resolução comparativamente ao microscópio de campo luminoso. A óptica é constituída por lentes de quartzo, já que o vidro não transmite este tipo de radiação.

• Microscópio de fluorescência

Permite observar microrganismos capazes de fixar substâncias fluorescentes (fluoro cromos ). A luz UV , ao incidir nessas partículas, provoca a emissão de luz visível e observa os microrganismos a brilhar em fundo escuro.

• Microscópio de campo escuro

Os corpúsculos a examinar são fortemente iluminados por feixes luminosos que penetram lateralmente, o que é conseguido com condensadores especiais. Deste modo, a única luz que penetra na objetiva é a difratada pelas partículas presentes na preparação, pelo que passam a ser visíveis em fundo escuro.

• Microscópio de contraste de fase

Permite a observação de microrganismos vivos, sem coloração, através do contraste devido à diferença defase dos raios luminosos que atravessam o fundo relativamente à fase da luz que atravessa os microrganismos.

• Microscópio de polarização

O microscópio de polarização possui dois prismas: um polarizador e outro analisador. A luz ao penetrar em estruturas como músculo, ossos, celulose, fibras, cabelos e entre outros se desdobra em dois feixes. O prisma deixa passar apenas uma das vibrações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com