TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SEFOSKF

Trabalho Universitário: SEFOSKF. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/3/2015  •  6.994 Palavras (28 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 28

UNINTER - Centro Universitário

Pesquisa e formação profissional

1. Introdução

2. Normalização de trabalhos acadêmicos ABNT

3. Formatação para Projetos, Monografias e TCC (NBR 15287 : 2011

- NBR 14724 : 2011)

4. Projeto de Pesquisa

5. Estrutura do TCC e Monografia

6. Revistas Centro Universitário UNINTER

Prof.ª Dr.ª Sonia Bakonyi Lattes

Prof.ª Dr.ª Márcia Arzua Lattes

Prof. Dr. Marco André Cardoso Lattes

Copyright © Grupo Uninter

Departamento de Tecnologias Inovadoras:

Prof. Dr. Luciano F. MedeirosLattes |

Armando Kolbe JuniorLattes |

Leonardo Santos Teles |

Dan Vitor Chemin |

Todos os direitos reservados.

Normas para elaboração de Projetos de pesquisa, trabalhos acadêmico-científicos e revistas científicas

Pesquisa e formação profissional

A pesquisa é antes de tudo a produção de conhecimento, interpretação e explicação dos fatos e fenômenos naturais e sociais, indicação de novas respostas aos problemas que se apresentam. Trata-se de investigar, levantar dados, realizar diagnósticos, sistematizar estes dados visando uma análise rigorosa que contribua na elaboração da ciência, é um processo de descoberta.

A gênese da relação entre pesquisa e ciência está implícita nas primeiras investigações realizadas pela humanidade. Na atualidade esta relação amplia-se ao vincular a inovação tecnológica, científica ao desenvolvimento social e econômico.

A formação profissional desenvolvida no âmago das instituições de ensino assume a pesquisa como componente formativo desde a proposta por Humboldt, provocando mudanças no processo de ensinar. A investigação supera o ensino transmissivo centrado na reprodução do conhecimento ao incluir a indagação, a dúvida como ponto de partida para a formação. O propósito não é necessariamente formar pesquisadores profissionais, mas reconhecer na atividade investigativa possibilidade de desenvolvimento do sujeito criador, crítico em face de fatos e acontecimentos. O processo de formação associada ao envolvimento na produção de conhecimento torna-se instigadora, deixa a concepção de consumo do conhecimento para provocar, originar, gerar e lançar novas explicações, compreensão e respostas aos problemas existentes.

Os cursos de graduação e de pós-graduação ao introduzirem a pesquisa em suas propostas curriculares favorecem uma formação em princípios, métodos e técnicas da resolução de problemas científicos, por meio do ensino baseado na pesquisa, promovendo a iniciação, participação e desenvolvimento de pesquisas.

O desenvolvimento da investigação abrange diferentes níveis e tipos de produção do conhecimento nos trabalhos de conclusão de curso, participação em projetos de pesquisa, comunicação em eventos e publicação de artigos. A finalidade da realização de pesquisa está vinculada a melhoria do processo de aprender, fomenta a reflexão, propicia o alargamento da compreensão das ciências e seus princípios, torna possível qualificar-se profissional e pesquisador capaz de contribuir na busca de solução aos problemas.

Pesquisar como produtor de ciência é formar-se em mais uma das diversas formas de conhecimento a que o homem tem acesso para interpretar o mundo em que vive. Fica aqui o convite para acrescentar este desafio ao processo de formação realizado em seu curso!

Joana Paulin Romanowski

Dr.ª em Educação, Bolsa Produtividade em Pesquisa – CNPq

Prof.ª do Centro Universitário UNINTER.

1. INTRODUÇÃO

O presente manual objetiva normalizar e unificar, em termos de estrutura, os procedimentos para apresentação escrita de produção acadêmico-científica como Projetos de Pesquisa, elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso – TCC e Monografias e Artigos Científicos.

Salientam-se como parte integrante deste manual as "Normas de publicação das Revistas Eletrônicas do Grupo Educacional Uninter", bem como seus respectivos cadernos.

Para a elaboração deste documento foram utilizadas as normas e diretrizes da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. Ressalta-se que este é um roteiro básico que poderá ser adaptado de acordo com as especificidades de cada curso.

O manual apresenta as NBR utilizadas; a estrutura para a construção de projetos e os elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais para a estruturação de trabalhos acadêmico-científicos.

Abordaram-se modelos de Capa; Folha de Rosto; Resumo e Abstract; Listas de Ilustração – Tabelas – Quadros – Abreviaturas – Siglas e símbolos de forma ilustrativa.

Abrangeram-se também as formas de citação e notas de rodapé contempladas na ABNT NBR 15287/2011 e ABNT 14724/2011 com os respectivos exemplos.

Espera-se que este manual possa contribuir para a elaboração da parte técnica dos trabalhos acadêmico-científicos.

2. NORMALIZAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS ABNT

Trabalhos acadêmicos:

Projetos – ABNT NBR 15287/2011

Monografias, Dissertações, Teses – ABNT NBR 14724/2011

Artigos – ABNT NBR 6022/2003

Referências – ABNT NBR 6023/2002

Numeração Progressiva – ABNT NBR 6024/2003

Elementos essenciais:

Resumo – ABNT NBR 6028/2003

Sumário – ABNT NBR 6027/2003

Numeração Progressiva

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50.6 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com