TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saúde E Sociedade

Exames: Saúde E Sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2014  •  1.489 Palavras (6 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 6

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho consiste na apresentação dos resultados de uma pesquisa sobre pontos de vista diferentes de saúde e doença. Por meio de entrevistas em um estabelecimento de saúde, o Sonograph, onde fizemos um pequeno questionário a gestores, usuários e profissionais da área de saúde. Deve-se ter em vista que os conceitos de saúde e sociedade modificam de pessoa para pessoa, logo, é necessário que a pesquisa seja estruturada considerando em que setor este indivíduo está enquadrado.

Nesse relatório será feita uma reflexão sobre saúde e doença com base nos conhecimentos teóricos já obtidos nas aulas da disciplina de saúde e sociedade. Essa análise prática no hospital é de suma importância para os futuros profissionais na área de saúde, pois auxilia na compreensão dos conceitos dos indivíduos de variadas esperas (neste caso, gestores, usuários e profissionais da área de saúde), contribuindo para formação de conceito de saúde e doença dos próprios integrantes do trabalho.

Essa pesquisa tem como objetivos: complementar o conceito de saúde e doença; identificar e descrever as opiniões, aprimorando o conhecimento sobre as diversas concepções desse assunto; contextualizar a experiência da visita ao hospital, e dessa forma, compreendendo os indivíduos, principalmente os usuários, há como o futuro profissional melhor interferir no processo saúde e doença.

SERVIÇOS DE SAÚDE

2. CONCEITOS

2.1 Conceito de Saúde

Primeiramente, deve-se ter em vista que o conceito de saúde foi avançando a caminhos lentos, assim como, nossa sociedade. Partimos da noção que saúde era considerada por um ponto de vista sobrenatural e transcendental, e terminamos com o conceito apresentado pela OMS (Organização Mundial de saúde), porém, vale ressaltar que este também poderá ser alvo de mudança, afinal a definição saúde está em constante mutação, podendo variar de época, região, cultura e individualmente.

A OMS, na carta magna, estabeleceu que saúde fosse: “O estado do mais completo bem-estar físico, mental e social, e não meramente ausência de enfermidades”.

2.1.1 Saúde na Constituição Federal Brasileira

Segundo nossa constituição, no artigo 196, saúde é: “direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”.

2.2 Conceito de Doença

A palavra doença vem do latim “dolentia”, que significa dor, padecimento. De modo abrangente, doença é caracterizada como a ausência de saúde, logo, provocando no sujeito a desestabilização da homeostase física e mental. Mas, da mesma forma que saúde, doença não representa a mesma coisa para todas as pessoas.

3. METODOLOGIA

O importante debate sobre saúde em nossa sociedade pode refletir em nossa formação como profissionais de saúde. Por isso, que, por meio de uma pesquisa, no formato de entrevista, questionamos a gestores, profissionais e usuários do sistema de saúde de nossa cidade as seguintes perguntas:

-O que é saúde/doença? O que representa ter saúde/doença?

-O que determina a condição de saúde e de doença?

-Você sabe o que diz a constituição federal brasileira sobre saúde?

-Você se considera uma pessoa que tem saúde ou está se sentindo doente? Por quê?

-O que contribui para que você se sinta saudável?

-Quais os fatores que você considera mais importantes para se manter com saúde?

-Quando você está doente, o que faz para recuperar-se?

Após as respostas, que serão apresentadas adiante, discutiremos sobre os conceitos explicados e sintetizaremos um conceito em comum.

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO

Algumas respostas a seguir foram resumidas em um contexto geral dito pelos entrevistados.

4.1 O que é saúde/doença? O que representa ter saúde/doença?

Alguns entrevistados responderam apenas uma parcela da questão.

Usuário 1: “Saúde é uma boa educação alimentar, dormir bem, não comer exageradamente, comer de tudo um pouquinho. E doença é comer muita coisa gordurosa.”

Usuário 2:“A doença seria você atrair pensamentos negativos, não cuidar do seu corpo, contrair problemas, se preocupar com tudo. Se você tem uma mente sadia, um pensamento perfeito, você não contrai doença. Logicamente, tem a parte da doença que vem adquirida da natureza, pela poluição, má alimentação, por causa disso você contrai a doença, mas pra você cuidar da natureza medicinal você tem que estar, também, de bem com seu corpo e espírito”.

Gestor 1:“Saúde é estar se sentindo bem, fazendo exercício, um bom trabalho, com o psicológico tranquilo”.

Gestor 2:“Em geral depende do bom atendimento dos médicos. A saúde é um conjunto, se não tiver união no que está fazendo, não tem andamento em sistema nenhum. A doença faz parte da nossa cabeça, quando colocamos algo ruim na cabeça, ela se torna mais grave. Doença é algo psicológico”.

Profissional 1:“Saúde no sentido mais amplo é o bem estar físico, mental e social. Doença é um desequilíbrio entre esses campos”.

Profissional 2:“Saúde é o bem estar físico e emocional. Doença falta desse bem estar”.

4.2 O que determina a condição de saúde e de doença?

Usuário 1: “Saúde é dormir bem, ter uma vida saudável, não ficar agitada com muita coisa, porque a vida da gente é uma loucura querendo ou não. Procurar manter a calma e ter horário pra tudo”. Com a reeducação alimentar emagreceu 18 kg.

Usuário 2:“Cuidados, e se contraiu doença, foi porque a pessoa não cuidou da saúde”.

Gestor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com