TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segunda Guyerra

Artigo: Segunda Guyerra. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2014  •  1.796 Palavras (8 Páginas)  •  1.748 Visualizações

Página 1 de 8

A Guerra Fria determinou um período de bipolaridade no mundo. Sobre este período, não é correto afirmar:

I) As colônias europeias iniciam um processo de descolonização, decorrente da perda do poder político europeu. Os processos de independência eclodiram e as lutas civis pelo poder local foram alimentadas pelas duas grandes potências: EUA e URSS.

II) A Guerra Fria foi um fator de estabilidade mundial, na medida que somente duas potências dividiam o poder.

III) Após a Segunda Guerra Mundial, os países do leste europeu decidiram pelo socialismo e romperam com os EUA.

IV) Em todo o período da Guerra Fria, o sistema econômico da União Soviética era comandado pelo planejamento burocrático.

V) Nas economias capitalistas, o sistema econômico era o capitalismo, porém com alguma intervenção estatal na economia. Este era o sistema econômico da socialdemocracia.

C- Somente III e IV estão incorretas.

Sobre a Segunda Guerra Mundial não é correto afirmar:

D - Os países Alemanha, Japão e Rússia foram os principais países que se associaram em uma aliança denominada Eixo.

As diferenças ideológicas entre os dois blocos- o capitalista liderado pelos EUA, e o socialista liderado pela União Soviética, acabaram determinando a eclosão de uma nova geopolítica do mundo, a Guerra Fria.Sobre a Guerra Fria não é correto afirmar:

B - Durante confronto permanente, chegando a um conflito armado direto.mais de 40 anos, as duas superpotências mantiveram-se em clima de

Mais de uma década após a queda do Muro de Berlim em 1989, novas fronteiras político estratégicas e econômicas vêm sendo delineadas na Europa. As afirmações abaixorevelam o movimento atual dessas fronteiras, EXCETO que:

E- Após sua integração formal à Comunidade dos Estados Independentes, os Estados Bálticos, por intermédio da Polônia, estreitaram relações com a Europa Central.

A diferença socioeconômica entre os países desenvolvidos e subdesenvolvidos é cada vez maior, agravada pela aceleração do processo de globalização econômica. O aumento da pobreza no mundo relaciona-se a vários fatores.Escolha a alternativa que melhor expressa essa realidade:

D - Aumento da concentração de renda; fragilidade de políticas públicas favoráveis a distribuição de renda; desqualificação da mão-de-obra para o ingresso no mercado de trabalho nos países subdesenvolvidos.

Com a queda do Muro de Berlim (1989), o colapso dos regimes comunistas do Leste Europeu e o fim da U.R.S.S. (1991), a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) deparou com uma crise de objetivos que a levou a atuar militarmente, depois da década de 90, em algumas regiões do mundo, conforme os exemplos abaixo.

I. 1995 — Intervenção militar e manutenção da paz na Bósnia-Herzegovina.

II. 1999 — Intervenção militar e manutenção da paz em Kosovo.

III. 2003 — Comando da força internacional que atua em Cabul (Afeganistão).

IV. 2003 — Intervenção militar, com a justificativa de destruir o arsenal bélico no Iraque.

Estão corretos:

A - Apenas I, II e III.

Diferentes termos foram utilizados, a partir da Segunda Guerra Mundial, para caracterizar o desnível de desenvolvimento econômico de uns países em relação a outros. Entretanto, nos anos mais recentes, muitos desses termos, por terem conotações preconceituosas epejorativas, foram sistematicamente substituídos por outros.

Assinale a alternativa que melhor retrata essa transição de terminologia:

E - Países subdesenvolvidos para países em desenvolvimento, explorados, dominados e de economia dependente.

A configuração geopolítica do pós - 2ª Guerra Mundial estabeleceu uma bipolaridade dominada por duas superpotências: EUA e URSS. Esse período ficou conhecido como “Guerra Fria” e se caracterizou no plano militar-diplomático por:

B - Combinação de pressões diplomáticas e acordos globais no lugar de confrontos militares.

O fim da Guerra Fria e a desagregação da URSS puseram fim ao mundo bipolar e à antiga classificação dos países em Primeiro, Segundo e Terceiro Mundo. O Segundo Mundo reunia os antigos países socialistas. Hoje, a nova ordem mundial, representada na figura, divide as nações em pobres e ricas, ou subdesenvolvidas e desenvolvidas.

Assinale a alternativa que melhor descreve a nova ordem mundial:

D - O conflito Norte-Sul antagoniza, de um lado, tecnologia, alto nível de vida e riqueza, e de outro lado, exclusão dos novos meios técnico-científicos, baixo nível de vida e pobreza.

Após o término da bipolaridade, característica do período da Guerra Fria, os conflitos armados:

D - Aumentaram, devido à retomada de antigas diferenças étnicas e religiosas entre povos.

A partir das reformas radicais do final da década de 1970, a China iniciou um período de crescimento econômico acelerado, aumentando sua participação no PIB mundial de 1% em 1980 para 4% em 2000.

Nesse período, entre as diretrizes da economia chinesa, não encontramos:

A - A aceitaçãoda “revolução cultural”, que aumenta a participação do capital externo nas empresas estatais.

Em março de 1989, pela primeira vez na União Soviética, realizaram eleições livres para a escolha do Congresso do Povo. Inicia um novo período político na União Soviética. Sobre este tema é correto afirmar:

E - O Congresso dos Deputados do Povo era dividido entre: os soviéticos ortodoxos, que queriam as mudanças liberalizantes e os soviéticos heterodoxos que lutavam pela volta da Guerra Fria.

O Kuwait é um país minúsculo (17.818 Km2), quase inteiramente desértico, que repousa toda a sua vida sobre o petróleo e, por consequência, possui abundância de dinheiro. Sobre os antecedentes da Guerra do Golfo não é correto afirmar:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com