TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Semetria

Casos: Semetria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  567 Palavras (3 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 3

SIMETRIA DO CORPO HUMANO

O corpo humano, assim como o corpo de todos os vertebrados, possui uma simetria bilateral característica (simetria axial o vertical). Isso significa que uma parte é correspondente à outra, ou seja, o que há no lado esquerdo encontrou também no direito.

Essa simetria, não obstante, não é total, posto que há órgãos assimétricos, como o coração ou o fígado. Entre as partes correspondentes, como as mãos ou os lados do rosto, tampouco há uma simetria absoluta, perfeita.

Podemos observar essa assimetria, de forma bem evidente, traçando uma linha vertical sobre a fotografia de um rosto, dividindo-o em duas partes. Se juntarmos dois lados esquerdos e dois lados direitos, veremos que se formaram dois rostos com pouca ou nenhuma semelhança entre si.

Não são, tampouco, ambos os lados de igual tamanho. Um é predominantemente maior que outro, geralmente é o direito, (nos canhotos, o esquerdo). Para comprová-lo basta juntar as próprias mãos e comparar seus tamanhos.

Biologia da Beleza

A simetria e as proporções nos transmitem os ritmos do crescimento e o desenvolvimento da natureza. Na natureza, os animais escolhem seu par segundo as características físicas, somando-as à habilidade de engendrar ou cuidar dos filhotes. No ser humano, indiscutivelmente mais complexo, há que acrescentar também os fatores psicosociales.

Não obstante, além dos aspectos físicos que determinam a eleição, simetria é outra característica que todos os humanos, independente de sexo ou idade, valorizam na hora de julgar os dotes de uma pessoa. Simetria implica em beleza física e, segundo estudos recentes, também em atração física e saúde.

Nosso cérebro é capaz de detectar e considerar sexualmente atraentes certos estímulos corporais indicadores de maior potencial para reprodução. Nossos circuitos neurológicos são resultado de um processo evolutivo; foram desenhados pela seleção natural para resolver os problemas que os seres humanos tiveram que enfrentar ao longo de sua historia: encontrar par, conseguir alimento (caçando ou plantando), procurando aliado, defender-se dos inimigos, criar os filhos, etc. Ao que parece, simetria corporal indica bom sistema imunológico, que, por sua vez, reduz consideravelmente o risco de que o pai em potencial adoeça.

Assimetria

Embora possamos considerar normal certo grau de assimetria, tanto no corpo como no rosto, existem casos de verdadeiras assimetrias que, algumas vezes, são causa de graves transtornos.

Uma leve assimetria facial é absolutamente normal: ter um lado da cara maior que o outro, tanto em largura como altura, uma sobrancelha mais alta, uma pálpebra mais baixa, nariz ou lábios um pouco desviados, etc. Essas assimetrias são resultado de diferenças no crescimento da estrutura óssea e, algumas vezes, de uma maior ou menor expressividade, de cada lado da cara.

Se bem que raramente o grau de assimetria é tão importante como para exigir tratamento, algumas vezes, o recurso de cirurgia crânio-maxilo-facial pode ser necessário. Frequentemente pode-se obter uma simetria adequada mediante utilização de próteses faciais sólidas ou de hidrogel . A assimetria das sobrancelhas pode ser corrigida mediante um lifting

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com