TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Suspensões

Pesquisas Acadêmicas: Suspensões. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/12/2014  •  875 Palavras (4 Páginas)  •  3.879 Visualizações

Página 1 de 4

Suspensões

1) O que é uma dispersão?

É qualquer disseminação de uma substância ao longo de todo volume de outra substância. Uma dispersão é formada pela combinação de um detergente com disperso (soluto ou disseminado).

2) Quais os tipos de dispersões em relação ao tamanho da partícula?

- solução: as partes dispersas não são visíveis com nenhum aparelho óptico.

- Dispersão coloidal: as partes dispersas são visíveis à ultramicroscopia.

-Suspensão e emulsão: as partículas dispersas são visíveis a microscópio comum.

- mistura grosseira: as partículas dispersas são visíveis a olho nu.

3) O que é uma suspensão?

São sistemas heterogêneos constituídos por duas fases. A fase contínua, ou externa, é normalmente um líquido ou um semi-sólido, enquanto que a fase dispersa, ou interna, é constituída por partículas sólidas que são insolúveis na fase contínua, mas que se dispersam nela. As suspensões são preparações em que as substâncias químicas não estão totalmente dissolvidas no meu líquido. Geralmente tem baixa capacidade de dissolução, por isso depositam-se no fundo do recipiente. É essencial informar ao paciente que ele deve agitar o frasco antes de usar.

4) Quais as vantagens de uma suspensão?

Como vantagem as suspensões permitem:

- O aumento da estabilidade química em solução;

- A possibilidade de administrar fármacos insolúveis na forma líquida (preparações pediátricas e geriátricas);

- Uma maior facilidade na correção de sabor desagradável de certos fármacos.

5) Por que um agente molhante e um agente suspensor pode influenciar na estabilidade de uma forma farmacêutica suspensão?

O agente molhante e o agente suspensor são essenciais para a produção de suspensões pois o agente molhante faz com que os componentes da fase dispersa quando não tem afinidade pelo dispersante sejam mais permeáveis a fase externa devido a redução da tensão superficial na interface sólido/líquido, assim esses compostos diminuem o ângulo de contato entre a água e as partículas sólidas, aumentando a molhabilidade das partículas, isso influencia na estabilidade que se torna mais elevada se comparada a uma fórmula sem agente molhante onde a incompatibilidade entre fase dispersa e dispersante faz com que não haja uma dispersão adequada e consequentemente uniformidade de dose na suspensão. Agentes suspensores quando adicionados ao meio dispersante aumentam a viscosidade da fase externa da suspensão, retardando a floculação e reduzindo a velocidade de sedimentação, isso melhora a estabilidade da suspensão pois mantem as partículas insolúveis em suspenção proporcionando uma dose mais uniforme. Esse compostos devem possuir carga contrária a da partícula suspensa pois isso diminui a formação dos agregados compactos que são difíceis de ressuspender.

6) Qual a diferença de floculação e defloculação?

A floculação é o processo pelo qual partículas se agrupam formando aglomerados frouxos facilmente redispersíveis. Ao contrário da floculação, a defloculação é caracterizada pela individualização das partículas, ou seja, pela quebra dos aglomerados. Os sistemas defloculados formam sedimentos compactos de difícil redispersão (caking). As suspensões floculadas são preferíveis às defloculadas do ponto de vista farmacotécnico, pois além de serem facilmente redispersíveis, suas partículas aglomeradas são menos densas dos que as individualizadas, melhorando a estabilidade da suspensão.

7) O que é tixotropia, solvatação e polimorfismo e por que estes parâmetros podem influenciar na estabilidade de uma suspensão?

Tixotropia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com