TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Síndrome da tensão do pescoço

Artigo: Síndrome da tensão do pescoço. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  Artigo  •  972 Palavras (4 Páginas)  •  1.484 Visualizações

Página 1 de 4

SÍNDROME DA TENSÃO DO PESCOÇO

Definição: Também chamada de síndrome cervical é uma desordem orgânica e funcional provocada pelo trabalho da carga estática principalmente associada a posição inadequada da cabeça e membro superior. É de etiologia controvertida, porém sabe-se que fadiga muscular localizada, postura estática e sistema de contração levam a um suprimento ineficiente de oxigênio favorecendo o metabolismo anaeróbico com conseqüente formação de ácido lático,que vai estimular os receptores da dor, favorecendo seu aparecimento, mantendo a dor já existente ou agravando o quadro álgico.

Sintomas:

- Dor na região cervical e ombro

- Cefaléia

- Fraqueza

- Fadiga muscular

- Parestesias

- Tonturas

- Lordose

- Ombro caído

Ao exame clínico podemos detectar hipersensibilidade muscular, com aumento do tono muscular, principalmente a nível do trapézio, retificação da lordose cervical e queda com anteriorização dos ombros. Esse quadro pode estar associado a alterações radiológicas degenerativas do segmento cervical, que pode agir como fator causal inicial, mas geralmente a perpetuação dos sintomas está relacionado as alterações de tônus muscular, principalmente de trapézio esternocleidomastoideo, que por sua vez, limitam a movimentação muscular, causando a diminuição de força e sensibilidade de membros superiores, favorecendo as alterações posturais viciosas e fechando o ciclo dor-espasmo- muscular-dor. A conduta terapêutica normal é feita com repouso, afastamento do trabalho, relaxante muscular (uso de drogas), calor superficial e profundo o uso de colar cervical e fisioterapia, principalmente a Reeducação Postural Global (R.P.G.),

TRATAMENTO:

O tratamento da síndrome tensional do pescoço requer que o ortopedista ocupacional e sua equipe identifiquem os fatores envolvidos na produção do estado Tonico da musculatura cervicotoracica e institua o programa adequado de suporte emocional e de medidas auxiliares de relaxamento, massagens, alongamento e eliminação dos padrões anormais de acomodação .para tal fim podem ser utilizados numerosos recursos como a fisioterapia tradicional a reeducação postura global as técnicas de relaxamento com biofeedback a acunpuntura etc.O aspecto mais importante reside no fato de que para ter sucesso o profissional deve compreender a situação e proporcionar ao paciente o apoio que ele necessita para perceber porque esta doente visualizar saídas alternativas e ativamente participar do processo de cura.

Prevenção:

Algumas formas simples de reduzir e prevenir os sintomas da dor de cabeça ou cefaléia tensional incluem:

* Fazer pequenas interrupções ao trabalhar no computador e realizar alongamentos e exercícios.

* Procurar aliviar o estresse e ansiedade com atividades relaxantes como yoga, pilates, escutar música, massagem etc.

* Elevar o nível de atividade física com corrida, natação, etc.

* Melhorar a postura.

Evite ler ou ver TV com um travesseiro grande embaixo do pescoço.

Use um travesseiro para dormir melhor terapia para alinhar a cabeça com a coluna.

Abaixe a cadeira ou aumentar a superfície da mesa ou balcão para permitir um melhor alinhamento da cabeça e da coluna vertebral.

Prepare exercícios periódicos para esticar o pescoço.

Parar suas atividades regularmente, mesmo que apenas por cinco minutos para esticar os membros e os músculos do ombro.

Evite situações estressantes se agravando a tensão muscular possível. Fazer pequenas interrupções ao trabalhar no computador e realizar alongamentos e exercícios.

MOVIMENTOS QUE EVITAM ESSAS TENSÕES:

Rotação do pescoço:

Sente-se numa cadeira, mantendo pescoço, ombros e tronco retos. Primeiro, vire lentamente a cabeça para a direita. Volte à posição inicial e repita para o lado esquerdo. Faça o movimento 10 vezes para cada lado.

Flexão lateral do pescoço:

Incline o pescoço lateralmente até encostar a orelha no ombro (ou até onde você conseguir, sem que haja dor). Tome cuidado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com