TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA CELULAR

Artigo: TEORIA CELULAR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/2/2015  •  Artigo  •  860 Palavras (4 Páginas)  •  435 Visualizações

Página 1 de 4

A TEORIA CELULAR

A idéia, atualmente familiar, de que a célula é a unidade básica da vida é considerada como a Doutrina Celular. Essa idéia desenvolveu-se gradualmente através das observações microscópicas de estruturas de muitas plantas e animais e, finalmente, foi aceita a presença das células como uma característica estrutural comum a toda organização biológica. Dois cientistas alemães. M. J. Schleiden, botânico, e Teodor Schwann, zoólogo, estabeleceram formalmente a doutrina celular nos anos de 1838 e 1839, mas isso só depois de a célula e seu conteúdo terem sido identificados de uma maneira geral por outros pesquisadores quando o desenvolvimento de microscópios e de técnicas da microscopia, de fixação e de coloração permitiu a detecção de detalhes mais finos. Apesar de tudo, a doutrina celular, embora vaga no início e longa em seu desenvolvimento histórico, compara-se agora à Teoria da Evolução de Charles Darwin e à Teoria dos Genes como uma das pedras fundamentais da biologia moderna.

O emergir de uma grande generalização científica é, em geral, um processo lento de acumulação; muito poucos homens e suas idéias estão sozinhos na corrente do tempo. O significado das datas de 1838 e 1839 e os nomes de Schleiden e Schwann, portanto, não repousaram em uma súbita descoberta das células de uma só vez: de fato, Robert Hooke, um inglês, foi quem primeiro observou as paredes das células, em 1665, em um pedaço de rolha, no seu microscópio recém-inventado. Foi também Hooke quem primeiro aplicou a palavra “célula” para designar as pequenas estruturas observadas no novo mundo descoberto.

Schleiden e Schwann não foram os primeiros a acreditar ou a propor a idéia de que as plantas e os animais são formados de células e de produtos celulares. Durante os séculos XVII e XVIII, muitos pesquisadores na Europa descreveram células e discutiram o seu significado e, por volta de 1800, já existiam bons microscópios, assim como técnicas satisfatórias para a preparação das células a serem observadas. Em 1800 havia uma aceitação geral da idéia de que os organismos são celulares, mas também muita confusão sobre a definição de célula, o significado de seu conteúdo e de suas partes, sua forma de origem e seu papel no desenvolvimento. O que, no entanto, Schleiden e Schwann fizeram foi reunir os fios soltos das idéias e observações e tecê-los em uma doutrina convincente, onde células contendo núcleos seriam a base estrutural comum para as plantas e os animais. Muitas de suas idéias quanto à estrutura celular, função e origem foram, posteriormente, provadas serem errôneas, mas, pela enfatização da importância da célula, eles deram coerência ao pensamento biológico de seu tempo e focalizaram a atenção sobre aquela estrutura que deveria ser compreendida para que a biologia avançasse além do estágio puramente descritivo. Um estudo das células de organismos tão diversos como as bactérias, as orquídeas e o homem facilita a compreensão da estrutura e função de todos os organismos, uma impossibilidade existente antes da aceitação da doutrina da célula. Quem teria pensado, antes dos estudos microscópicos, que o homem e uma orquídea teriam qualquer coisa em comum?

Cerca de 20 anos após os pronunciamentos de Schleiden e Schwann, Rudolf Virchow, um grande médico alemão, fez outra importante generalização:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com