TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TERMORREGULAÇÃO

Dissertações: TERMORREGULAÇÃO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2014  •  1.462 Palavras (6 Páginas)  •  704 Visualizações

Página 1 de 6

1- Diferencie os quatro mecanismos pelos quais o corpo perde calor. Dê exemplos.

R: O corpo humano perde calor pelos seguintes mecanismos:

Vaporização: No corpo humano, a vaporização se faz por evaporação da água ao nível da pele e dos pulmões. Esta perda de calor corporal por evaporação normalmente equivale a cerca de 20 a 25% do calor total perdido pelo corpo humano. Deste modo, nos grandes queimados, a perda calor por evaporação está prejudicada pelo motivo da grande quantidade de líquido, rico em proteínas, que chega a superfície da pele, aumentando a tensão superficial e prejudicando a evaporação completa.

Radiação: Cerca de 60% da perda de calor corporal é feita por radiação calorífera (raios infravermelhos). A capacidade que a pele tem para receber calor do corpo e, em seguida, dissipá-lo sob forma de radiação eletromagnética é fundamental na transferência de calor entre o corpo e o meio. Os raios infravermelhos emitidos pela pele humana possuem comprimento de onda entre 5 a 20 μm, onde as radiações de 9 μm são as de maior amplitude, significando que ela apresenta um excelente poder emissivo.

Convecção: É a transferência de energia térmica de um sistema para outro que se faz através da movimentação de massas de fluido. A força para esse movimento provém da diferença entre o empuxo do meio e o peso das partículas do fluído. O efeito refrigerador, que a convecção de ar exerce sobre a pele, é chamado de clima privado.

Condução: É a forma de transferir calor quando há contato direto entre um corpo frio e outro quente. Auxilia na formação das correntes de convecção por aquecer a moléculas de ar que entram em contato com a pele.

2- Cite e caracterize os três componentes do sistema termorregulador corporal.

R: Receptores ou sensores térmicos: alguns ficam na pele e sentem as mudanças do meio ambiente através de terminações nervosas espalhadas por todo corpo, e outros ficam nas artérias e são sensíveis às mudanças na temperatura interna.

Efetores térmicos: produzem alterações reguladoras ou corretivas após estímulos captados pelos receptores. São compostos pelos músculos (liso e esquelético) que circundam as arteríolas que irrigam a pele, e glândulas endócrinas e sudoríparas. O músculo liso, apesar de insensível ao frio e calor, contrai-se para produzir calor. No frio, o músculo esquelético produz o calafrio que gera calor, e as arteríolas da pele fazem vasoconstrição. O controle vasomotor das arteríolas cutâneas (vasodilatação ou constrição) reside na necessidade de transportar o calor da parte central para a superfície antes de ser eliminado para o ambiente. a regulação voluntária ocorre quando percebemos o frio e fazemos algo para amenizar essa diferença. As glândulas endócrinas que fazem a regulação são a tireóide (T4) e a medula supra-renal (catecolaminas). Após semanas de exposição ao frio, os níveis altos de catecolaminas induzem a uma produção de calor maior (adrenalina), juntamente com maior conservação de calor (noradrenalina). A noradrenalina faz vasoconstrição e adrenalina faz vasodilatação.

Centro termorregulador: cérebro – hipotálamo. Tanto os receptores centrais quanto os periféricos conectam-se ao córtex cerebral e ao centro regulador do hipotálamo. Os receptores do hipotálamo sentem flutuações na temperatura do sangue arterial que os perfunde de 0.1 – 0.2 0C. A regulação hipotalâmica é de natureza reflexa, portanto involuntária.

3- Cite e explique os principais ajustes fisiológicos que ocorrem:

a) durante o exercício sob altas temperaturas

R: O calor produzido pelos órgãos e tecidos mais profundos, em particular fígado, cérebro, coração e músculos esqueléticos durante o exercício, é transferido para a pele, onde é perdido para o meio ambiente. Em menor grau, o calor é perdido pelas vias respiratórias.

b) durante a aclimatização ao calor

R: A aclimatação ao calor é um processo lento e progressivo. As funções fisiológicas modificam-se consideravelmente pela aclimatação ao calor, aumentando a produção de suor, diminuindo a frequência cardíaca e diminuindo a temperatura do corpo.

Por aclimatização entende-se um estado resultante de um processo de adaptação fisiológica que aumenta a tolerância do indivíduo quando é exposto a um dado ambiente por um período suficientemente longo. Em comparação com um indivíduo não aclimatizado, um indivíduo aclimatizado apresenta menores alterações fisiológicas sob a mesma carga térmica

4- Cite e caracterize quais são os principais distúrbios induzidos pelo calor.

R: Câimbras;

Síncope: fadiga, visão embaçada;

Exaustão térmica (induzida por depleção de água e/ou sal: ajuste circulatório insuficiente: boca seca, sede, cefaléia, náuseas, vômito, etc;

Intermação ou insolação: elevação de temperatura cutânea e central, flacidez muscular, taquicardia, convulsões, coma e até a morte.

Câimbras e síncope pelo calor são doenças térmicas brandas, que ocorrem sem comprometimento da termorregulação e não estão associadas à hipertermia. Estas doenças são provocadas por alterações fisiológicas decorrentes da aclimatação e estresse térmico e melhoram mediante repouso e hidratação.

A exaustão térmica é a forma mais branda e comum, enquanto a intermação, ou insolação, é uma forma grave e potencialmente fatal de hipertermia.

5- Quais as características da dieta e do vestuário apropriados para o exercício sob altas temperaturas?

R: Deve-se ingerir alimentos ‘leves’, como frutas, saladas, verduras e sucos.

A roupa para altas temperaturas deve ser leve e ventilada para o calor ser melhor dissipado. O vestuário folgado propicia a circulação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com