TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TERMOS TÉCNICOS

Artigo: TERMOS TÉCNICOS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/4/2014  •  1.524 Palavras (7 Páginas)  •  631 Visualizações

Página 1 de 7

Ácidos nucleicos: são compostos químicos formados por seqüências de nucleotídios, que constituem o DNA e RNA.

Adaptativo: é um caráter ou conjunto de caracteres de uma população cuja existência melhora a probabilidade de sobrevivência da população.

Alelos: são formas alternativas de um gene. Se para um determinado loco existirem mais de dois alelos, na espécie, eles são chamados alelos múltiplos ou membros de uma série alélica. A composição alélica do indivíduo determina se ele é homozigoto ou heterozigoto. Tomemos o exemplo do sistema sangüíneo: temos na membrana das células sangüíneas determinadas proteínas denominadas antígenos do sistema MN, cada antígeno é codificado por um gene diferente, há dois alelos envolvidos, o alelo M e o alelo N, se o indivíduo for homizogoto paro o alelo M terá sangue tipo M, se for homozigoto para o alelo N será do tipo N, se for heterozigoto e apresentar os dois alelos será do tipo MN. A detecção destes tipos sangüíneos é usada em testes simples de investigação de paternidade.

Alozíma: enzima produzida por diferentes alelos de um mesmo loco gênico.

Aminoácidos: são moléculas orgânicas que compõem as proteínas. Cada aminoácido é formado por um grupo amino, um grupo ácido e um resíduo molecular específico. São exemplos entre o 22 tipos básicos a leucina (LEU) e tirosina (TIR).

Cariótipo: é o conjunto de cromossomos de uma célula diplóide, característico da espécie. No caso humano o cariótipo se constitui por 23 pares de cromossomos homólogos.

Cromossomos: componentes do núcleo celular formados por DNA e proteínas. É a unidade do genoma, visível como entidade morfológica somente durante a divisão celular. As regiões com maior associação entre o DNA e as proteínas constitutivas caracterizam a heterocromatina e as regiões de menos associação a eucromatina.

Cromossomos homólogos: são os cromossomos que compõem cada par do cariótipo e contém os mesmos locos gênicos.

Cromossomos politênicos: são cromossomos formados por politenia, processo que envolve o pareamento dos cromossomos homólogos seguidos de replicações sucessivas. Os cromossomos politênicos foram descritos e são principalmente encontrados em órgãos larvais de insetos dípteros, como as drosófilas e moscas. Os níveis de politenia variam entre as espécies, bem como entre diferentes tecidos de uma mesma espécie. Seu aspecto geral é de uma longa fita com diferentes padrões de bandas transversais.

DNA (ácido desoxirribonucleico): ácido nucleico que é o principal constituinte dos cromossomos. Especifica a seqüência de aminoácidos para a síntese das proteínas celulares.

Eletroforese em gel: técnica de migração de proteínas ou ácidos nucleicos através de um gel ao qual se aplica um gradiente elétrico. As moléculas orgânicas têm carga elétrica e em presença do gradiente migram através do gel em direção a um dos pólos. O Gel funciona como uma espécie de filtro e separa as moléculas de acordo com seu tamanho e carga. Após a migração, são utilizadas técnicas especiais de revelação para cada tipo de molécula utilizada.

Enzima: é um tipo de proteína com qualidades catalíticas específicas que participa das diversas reações bioquímicas celulares.

Exon: porção dos genes dos eucariontes que codifica a informação para síntese protéica.

Fenótipo: conjunto de características físicas, bioquímicas e fisiológicas de um indivíduo, determinadas pelo seu genótipo e pelo ambiente em que ele se desenvolve. Em um sentido mais restrito é a expressão de um ou mais genes particulares.

Gene: unidade descritiva hereditária na genética dos ácidos nucleicos e que corresponde a um segmento de DNA. É a unidade física e funcional da herança. Um gene é uma seqüência ordenada de nucleotídios localizados numa posição particular de um determinado cromossomo; cada gene codifica uma seqüência determinada de uma cadeia polipeptídica.

Gene estrutural: é todo gene cuja seqüência de nucleotídios codifica algum tipo de proteína, que comporá a estrutura dos seres vivos.

Gene homeótico: gene responsável pela síntese de proteínas envolvidas no controle de etapas do desenvolvimento embriológico. Seus produtos gênicos são essenciais para a diferenciação celular que ocorre nos estágios embrionários. O entendimento destes processos é um dos objetivos dos estudos sobre genética do desenvolvimento.

Gene regulador: seqüência do DNA relacionada à regulação, e a síntese de proteínas que participam dos processos regulatórios da transcrição da informação genética do DNA para o RNA. Em termos gerais é o gene cuja função primária é controlar a síntese dos produtos de outros genes.

Genoma: Todo material genético dos cromossomos de um determinado organismo.

Genótipo: é a informação genética de um indivíduo. Em um sentido mais restrito se refere aos alelos presentes em um loco.

Heterozigose: ocorre quando os dois alelos de um determinado loco são diferentes. Os indivíduos nos quais ocorre a heterozigose são ditos heterozigotos para este loco.

Homozigose: ocorre quando os dois alelos de determinado loco são idênticos. Os indivíduos nos quais ocorre a homozigose são ditos homozigotos para este loco.

Hormônio: molécula orgânica produzida pelas glândulas do sistema endócrino cuja função básica é regular o metabolismo do organismo adequando-o às exigências ambientais internas ou externas. Juntamente como o sistema nervoso o sistema endócrino é fundamental para que as diferentes células, tecidos e órgãos dos organismos multicelulares se coordenam num todo organizado que funcione como “um só”. Os hormônios afetam diretamente a regulação gênica.

Intron: porção dos genes dos eucariontes que não codificam informações e não farão parte do RNA mensageiro que participa da síntese protéica.

Inversões cromossômicas: alteração cromossômica estrutural, na qual um segmento do cromossomo se apresenta totalmente invertido. As inversões servem de barreira para a recombinação genética. Em espécies como a Drosophila elas podem contribuir para sua adaptação ao meio. Na espécie humana elas são em geral deletérias por poderem causar sérios problemas reprodutivos na formação de gametas geneticamente defeituosos.

Isozímas: São enzimas que catalizam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com