TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teniase

Tese: Teniase. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/2/2014  •  Tese  •  361 Palavras (2 Páginas)  •  480 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

Varias espécies de tênias causam problemas á saúde humana e são responsáveis por perdas econômicas na atividade agropecuária. Na família taeniidae, dois cestódeos, importantes que têm o homem como hospedeiro definitivo e obrigatório são: a taenia saginata e taenia solium, popularmente conhecidas como solitárias, cujos os hospedeiros intermediários são o bovino e o suíno, onde causam a cistercercose ou ‘’canjiquinha’’. Nesse trabalho iremos apresentar essa bactéria que causa muito prejuízo á saúde de muita gente. Epidemiologia, sintomas e diagnósticos dessa doença.

Teníase

A teníase e a cisteircercose são duas entidades mórbidas distintas, causadas pela mesma espécie, porém com fase de vida diferentes. A teníase é uma alteração provocada pela presença da forma adulta da taenia solium ou da taenia saginata (vulgarmente denominada solitária) no intestino delgado humano.

Acredita-se que no presente existam 77 milhões de pessoas com teníase por T. saginata no mundo, incluindo 32 milhões na África, 2 milhões na América do sul e 1 milhão na América do norte. No Brasil a incidência dessa doença, varia de 0,2 a 2,6%. A teníase por T.solium é estimada em 2,5 milhões em todo o mundo.

Transmissão

O homem adquire a teníase por T.saginata ingerindo carne bovina crua ou mal cozida infactada.

Patogenia e sintomatologia

Apesar de ser tênia popularmente conhecida como solitária, indicando que um hospedeiro alberga apenas um parasito, na pratica, o que se observa são pessoas infectadas com mais de uma tênia da mesma espécie.

Devido ao longo período em que a T. Saginata ou a T. Solium parasita o homem, elas podem causar fenômeno tóxicos alérgicos, através de substância excretada, provocar hemorragia através da fixação na mucosa, destruir o epitélio e produzir inflamação.

Imunologia

Os estudos sobre a resposta imunológica são bastante inconclusivos.

Antígenos comuns entre as formas larvária e adultas da T. solum já foram observados; tais experimentos têm uma grande importância prática, uma vez que no momento atual é impossível distinguir a teníase da cisticercose pelo exame das imunoglobinas.

Tratamento

As drogas mais recomendadas para o tratamento de teníase por Taenia solium ou por T. saginata são a niclosamida atua no sistema nervoso da tênia, levando á imobilização mesma, facilitando a sua eliminação com as fezes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com