TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Termo Regulação

Ensaios: Termo Regulação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2014  •  1.314 Palavras (6 Páginas)  •  512 Visualizações

Página 1 de 6

Temperatura corporal e regulação térmica

1º Fatores que modificam o metabolismo

Exercicio – o exercício é talvez, o mais potente estimulo para o aumento do metabolismo. Quando os músculos contraem uma quantidade enorme de ( ATP) e degradada (ADP) nas células musculares, promove o aumento da intensidade com que ocorre a oxidação de alimentos. Durante o exercício a intensidade do metabolismo pode atingir, na verdade, valores de até 40 vezes o repouso.

Efeito da estimulação simpática e da norepinefrina sobre o metabolismo – Quando o sistema nervoso simpático é estimulado a norepinefrina é diretamente liberada, nas terminações nervosas simpáticas, nos tecidos. Grandes quantidades desse hormônio e de epinefrina são liberadas no sangue pela medula supra-renal. Esses dois hormônios exercem efeito direto sobre todas as céculas, aumentando seu metabolismo. Essas substancias aumentam a degradação do glicogênio em glicose e também aumentam a intensidade de algumas reações enzimáticas que promovem a oxidação dos alimentos.

Efeito da temperatura corporal dobre o metabolismo – quanto mais elevada for a temperatura, de um meio quimicamente reativo, mais rapidamente ocorrerão as reações químicas. Cada grau celcius de aumento da temperatura aumenta a intensidade do metabolismo em cerca de 10%. Por conseguinte em pessoas com febre muito alta a intensidade do metabolismo pode ser o dobro do normal, como efeito da própria febre.

Ação dinâmico-Especifica dos alimentos e o metabolismo – Após uma refeição, o metabolismo em geral, aumenta e permanece elevado por perido variável de 2 a 10 horas. Em geral, uma refeição contendo grandes quantidades de carboidrato e de gordura aumenta o metabolismo, de apenas 4 a 5% , a refeição que contiver grande teor de proteína pode aumentar o metabolismo em até 30%.

2º Metabolismo Basal

Principai locais de produção de calor no corpo - Reações químicas são mais rápidas produzem as maiores quantidades, o fígado, o coração, o cérebro e a maior parte das glândulas endócrinas produzem grandes quantidades de calor, cerca de 1 grau maior que as dos outros tecidos. A quantidade de calor produzida em cada musculo esquelético não é muito grande mas, visto que metade de toda a massa muscular é formada por musculo, a produção de calor em todos os músculos corresponde de 20 a 30% da produção total de calor pelo corpo mesmo em repouso. Durante o exercício intenso, a quantidade de calor produzida pelos músculos pode aumenta, por um período de minuto, até 40 vezes a quantidade que é produzida pelo conjunto dos outros tecidos do corpo.

3º Perda de calor pelo corpo

Radiação

A perda de calor por esse mecanismo é baseada no principio de que objetos próximos estão sempre radiando calor de um para o outro. O ser humano radia calor para paredes, e as paredes radiam calor para ele, como sua temperatura corporal é em geral, maior, que as das paredes, ele em condições normais radia mais calor para as paredes do que recebe delas.

Condução

Quanto mais rapidamente estiver em movimento maior sera a quantidade de calor retirada do corpo por condução, o calor está sendo perdido pela condução embora as correntes de convecção transporte para longe o ar que é aquecido.

Evaporaçao

As gladulas sudoriperas produzem grandes quantidades de suor quando o corpo fica excessivamente aquecido, o suor obviamente aumenta a quantidade de calor que pode ser perdida por evaporação. A evaporação como meio de perda de calor é extremamente importantes quando a temperatura do ar e do ambiente circundante fica maior que a do corpo, o calor não pode ser perdido pela radiação ou pela condução, pelo contrario o corpo ganha calor por esses meios contudo a evaporação do suor pode fazer com que a temperatura do corpo fique abaixo do ambiente.

Efeito da roupa sobre a perda de calor – a roupa é uma barreira para transferência de calor do corpo para o ambiente, o calor radiado ou conduzido é absorvido pela superfice interna de roupa, e antes de poder ser radiado ou conduzido para o ambiente, deve ser conduzido através de toda a espessura da roupa. Como resultado, o lado interno da roupa fica aquecido, em comparação com o lado externo, esse aquecimento interno diminui a intensidade da perda de calor do corpo para a roupa e chega mesmo a radiar parte do calor de volta ao corpo.

4º Temperatura corporal

A temperatura corporal é determinada pelo equilíbrio entre a produção de calor e a perda de calor, se esses dois mecanismos são exatamente da mesma intensidade , a temperatura corporal nem aumenta nem diminui.

Valores normais de temperatura corporal - A temperatura corporal normal não varia, por mais um grau, entre diferentes pessoas. Entretanto, quando uma pessoa é exposta a ambientes muito frios ou muito quentes sua temperatura corporal global pode variar por até 0,6°C, os exercícios demasiadamente ou intenso pode aumentar a temperatura corporal de até 2 a 3°C, emborra depois de 10 a 20 minutos após a cessação desse exercício a temperatura volta ao normal.

5º Regulação da temperatura corporal

Centro Pré- Óptico Temperatura –Sensível

Localizada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com