TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Termos De Genética

Trabalho Escolar: Termos De Genética. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2015  •  774 Palavras (4 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 4

Palavras-Chave sobre genética

 Genes alelos: O alelo é uma das diversas formas de um certo gene, ocupando uma posição num certo cromossomo, conhecida por locus. Existem organismos que são diplóides, ou seja, possuem pares de cromossomos homólogos nas suas células somáticas, onde estão presentes duas cópias do mesmo gene.

 Mutação Genética: Quando ocorre por adição ou subtração (mutações deletérias) de bases, altera o código genético, definindo uma nova sequência de bases, que consequentemente poderá alterar o tipo de aminoácido incluído na cadeia proteica, tendo a proteína outra função ou mesmo inativação da expressão fenotípica.

 Locus Gênico: Na verdade poderiamos realmente dizer que locus gênico é o local certo invariável que cada gene ocupa no cromossomo e loco gênico é a posição que o gene ocupa no cromossomo, ou seja, um é o local (Locus) e o outro é a posição que o gene ocupa no cromossomo(Loco).

 Heterozigoto: heterozigoto ou heterozigótico o indivíduo que tem dois alelos diferentes do mesmo gene.

 Homozigoto: diz-se de ou indivíduo no qual os alelos de um ou mais genes são idênticos.

 Cromossoms homologos: Cromossomos homólogos são cromossomos de origem paterna e materna que apresentam genes para as mesmas características, ou seja, são iguais entre si, formando um par. Esses pares só existem nas células somáticas das espécies diplóides. Num par, os dois homólogos possuem genes para os mesmos caracteres.

 Genotipo: gen composição genética de um indivíduo, mais frequentemente us. a respeito de um gene ou grupo de genes.

 Fenotipo: gen manifestação visível ou detectável de um genótipo.

 Caráter adquirido: caracteres adquiridos é uma hipótese acerca de um mecanismo de hereditariedade através do qual mudanças na fisiologia adquiridas durante a vida de um organismo (como o aumento de um músculo através do uso repetido) podem ser transmitidas à descendência.

 Caráter Congênito: característica presente em determinado indivíduo desde o seu nascimento. Fenocópia: característica adquirida em razão de fatores ambientais. Transgênico: indivíduo que possui genes de espécies não relacionadas, que não ocorreria sem o auxílio da engenharia genética.

 Caráter Hereditário: São características transmitidas hereditariamente através dos genes contidos nos cromossomos das células sexuais.

 Albinismo: gen anomalia orgânica congênita que se caracteriza pela ausência total ou parcial da pigmentação da pele, dos pelos e dos olhos; albinia, leucodermia congênita, leucopatia congênita.

 Polidactilia: anomalia do desenvolvimento caracterizada pela presença de maior número de dedos do que o normal.

 Gene Dominante: Os genes dominantes são aqueles que determinam uma característica hereditária, mesmo quando em dose simples nos genótipo, ou seja, determina seu caráter mesmo na ausência de seu alelo dominante. Assim, são classificados em dominante homozigoto (puro), representado pelas letras maiúsculas, AA, BB, VV e o dominante heterozigoto (híbrido) expresso por uma letra maiúscula e uma minúscula Aa, Bb, Vv.

 Gene recessivo: Os genes recessivos produzem proteínas consideradas “defeituosas”, na medida que eles se tornam inativos, ou seja, ficam escondidos (recessivos) com a presença

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com