TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tordo

Tese: Tordo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  Tese  •  685 Palavras (3 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 3

AFTAS

Aftas são pequenas úlceras rasas que aparecem na cavidade oral, geralmente na mucosa bucal, nas gengivas e na língua, que podem variar de mais ou menos 1 centímetro de diâmetro. Raramente surgem em crianças e são frequentes em adultos e jovens. Cerca de 20% da população sofre com aftas recorrentes, e elas acometem mais as mulheres por causa de fatores hormonais. Em muitas mulheres, o aparecimento das aftas está vinculado com determinadas fases do seu ciclo menstrual.

Geralmente elas são pequenas, que é a afta minor que nós chamamos, se a afta for muito grande, nós chamamos de aftas major, ela pode ser sinal de algumas doenças, principalmente se demorar a desaparecer.

A primeira é mais frequente e atinge apenas a superfície da mucosa da boca. Desaparece em mais ou menos duas semanas e não deixa marcas. Já na afta major, a ferida é maior, mais dolorida e leva até um mês para sumir. Esta pode deixar cicatrizes brancas na mucosa.

Afta é muito dolorosa, porque ela é superficial, porque ela perde a camada de proteção e praticamente, o tecido que tem a sensibilidade o nervo fica exposto.

 Causas

As aftas não são contagiosas, mas as suas causas não estão completamente esclarecidas. Pesquisas apontam que podem estar relacionadas com: sistema imunológico debilitado, estresse emocional, carência de ferro e vitamina B12, período menstrual, mudanças hormonais, alergias a alimentos, pequenos traumas na cavidade oral, histórico familiar (aftas também podem ser hereditárias).

 Ciclo da Afta

Começa com sensação de formigamento ou incômodo na mucosa da boca, e 24 a 48 horas depois, surge um ponto avermelhado, com o tempo, o núcleo da lesão vai ficando esbranquiçado (às vezes amareladas) e, quando a afta está madura, surge a ferida no seu centro. Como já falado anteriormente, geralmente, a afta desaparece em torno de duas semanas, sem que seja usado tratamento algum.

 Sintomas

Apesar de pequenas, as aftas são dolorosas, provocam ardências e deixam a área avermelhada. Quando ocorre a ulceração, podem aparecer inflamações com bolhas. Por estarem em uma área muito delicada, seu rompimento ocasiona bastante desconforto, o que piora quando o indivíduo ingere alimentos quentes e picantes ou a língua encosta levemente na ferida.

 Diagnóstico

Ele é feito por meio de um exame minucioso da cavidade oral, onde se observam o aspecto, diâmetro e a localização das lesões. Às vezes, é necessário raspar a afta para verificar se há a presença de bactérias, vírus ou fungos, e até mesmo realizar uma biópsia para estudo se a afta já estiver por um período prolongado por volta de quinze dias, para averiguar se é outro tipo de doença, pois tem algumas patologias, que a afta é um dos sintomas.

 Prevenção

Para impedir o aparecimento das aftas, o melhor a fazer é manter uma higiene oral adequada, utilizando antissépticos bucais. Também é importante mastigar corretamente os alimentos para evitar as lesões. Recomenda-se consumir vitaminas que sejam capazes de melhorar a imunidade e não abusar de alimentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com