TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tálamo E Hipotálamo

Seminário: Tálamo E Hipotálamo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/2/2015  •  Seminário  •  635 Palavras (3 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 3

Tálamo

O tálamo, com comprimento de cerca de 3cm, compondo 80% do diencéfalo, consiste em duas massas ovuladas pareadas de substância cinzenta, organizada em núcleos, com tratos de substância branca em seu interior. Em geral, uma conexão de substância cinzenta, chamada massa intermédia (aderência intertalâmica), une as partes direita e esquerda do tálamo. A extremidade anterior de cada tálamo apresenta uma eminência, o tubérculo anterior do tálamo, que participa da delimitação do forame interventricular.

O corpo geniculado medial faz parte da via auditiva, e o lateral da via óptica, e ambos são considerados por alguns autores como uma divisão do diencéfalo denominada de metatálamo.

A porção lateral da face superior do tálamo faz parte do assoalho do ventrículo lateral, sendo revestido por epitélio ependinário (epitélio que reveste esta parte do tálamo e é denominada lâmina fixa). A porção medial do tálamo forma a perede lateral do III ventrículo, cujo tecto é constituído pelo fórnix e pelo corpo caloso, formações telencefálicas. A fissura transversa é ocupada por um fundo-de-saco da pia-máter que, a seguir, entra na constituição da tela corióide. A face lateral do tálamo é separada do telencéfalo pela cápsula interna, compacto feixe de fibras que ligam o córtex cerebral a centros nervosos subcorticais. A face inferior do tálamo continua com o hipotálamo e o subtálamo.

Alguns núcleos transmitem impulsos para as áreas sensoriais do cérebro:

Corpo (núcleo) Geniculado Medial – transmite impulsos auditivos;

Corpo (núcleo) Geniculado Lateral – transmite impulsos visuais;

Corpo (núcleo) Ventral Posterior – transmite impulsos para o paladar e para as sensações somáticas, como as de tato, pressão, vibração, calor, frio e dor.

Os núcleos talâmicos podem ser divididos em cinco grupos:

Grupo Anterior

Grupo Posterior

Grupo Lateral

Grupo Mediano

Grupo medial

O tálamo serve como uma estação intermediária para a maioria das fibras que vão da porção inferior do encéfalo e medula espinhal para as áreas sensitivas do cérebro. O tálamo classifica a informação, dando-nos uma idéia da sensação que estamos experimentando, e as direciona para as áreas específicas do cérebro para que haja uma interpretação mais precisa.

Funções do Tálamo:

Sensibilidade; Exemplo quando a pessoa sofre um AVC afeta o tálamo pode resultar na perda de sensibilidade da face ou do corpo e podendo também afetar audição e visão.

Motricidade; execução de movimentos simples como a tomada de um copo de água, exemplo doença de Parkinson.

Comportamento Emocional; Memória e emoção são exemplos disso porque ambos são controlados pelas mesmas vias neuronais no cérebro, no tálamo.

Ativação do Córtex; pensamento, consciência e memória.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com