TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ulcera Varicosa

Pesquisas Acadêmicas: Ulcera Varicosa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2013  •  673 Palavras (3 Páginas)  •  500 Visualizações

Página 1 de 3

Ulceras Varicosa

As úlceras varicosas correspondem a principal causa de ferida nas pernas, esse tipo de ferida apresenta um grande impacto socioeconômico, pois acomete indivíduos em idade produtiva e ainda possui um longo tempo entre sua abertura e cicatrização. Quando não manejadas adequadamente, cerca de 30% das úlceras venosas cicatrizadas recorrem no primeiro ano, e essa taxa sobe para 78% após dois anos.

A causa da úlcera varicosa é a insuficiência venosa crônica provocada principalmente por incompetência do sistema venoso superficial associado ou não à incompetência do sistema venoso profundo, com insuficiência valvular e/ou obstrução venosa, ou seja, existe uma dificuldade do sangue retornar dos membros inferiores para o coração, fazendo com que o sangue fique reprezado nas pernas e isso gera um processo inflamatório que leva a formação da úlcera. O início da úlcera costuma ser lento, mas em alguns casos pode ser rápida. Os traumatismos nos membros inferiores são importantes fatores desencadeantes. Os pacientes costumam referir presença de varizes, e alguns podem ter história de episódio pregresso de trombose venosa profunda. A dor é sintoma frequente e de intensidade variável, não sendo influenciada pelo tamanho da úlcera, já que lesões pequenas podem ser muito dolorosas, enquanto as grandes podem ser praticamente indolores. Em geral, quando presente, a dor piora ao final do dia com a posição ortostática e melhora com a elevação do membro. Em geral a úlcera venosa é uma ferida de forma irregular, superficial no início, mas podendo se tornar profunda, com bordas bem definidas e comumente com exsudado amarelado. É raro o leito de a úlcera apresentar tecido necrótico ou exposição de tendões.

As úlceras podem ser únicas ou múltiplas e de tamanhos e localizações variáveis, mas em geral ocorre na porção distal dos membros inferiores região da perneira, particularmente na região do maléolo medial nos pés; contudo, nesses casos, outras etiologias de úlcera crônica devem ser excluídas antes de se atribuir a etiologia venosa.

Tratamento

Os principais métodos destinados à cicatrização da úlcera varicosa são a terapia compressiva, tratamento local da úlcera, medicamentos sistêmicos e tratamento cirúrgico da anormalidade venosa.

A limpeza da ferida inicialmente deve- se usar soro fisiológico ou água potável. Sabe-se que produtos antissépticos apresentam ação citotóxica, podendo dificultar a cicatrização. Assim, recomenda-se o uso de sabonete neutro. A quantidade de exsudado na úlcera deve ser avaliada, sendo ideal manter seu leito úmido. Excesso de exsudado deve ser combatido, pois, além de favorecer infecções, traz desconforto para o paciente. Por outro lado, a desidratação do leito da úlcera varicosa deve ser evitada e combatida, pois favorece a formação de tecidos desvitalizados.

Terapia Compressiva na úlcera varicosa

Meias Elásticas: Sendo que o uso correto inclui o tamanho adequado.Para saber o tamanho ideal deve medir o diâmetro do tornozelo, panturrilha e coxa com o membro sem estar inchado. Deve – se colocar a meio logo pela manhã

Ataduras Compressivas: É uma opção para paciente que ainda necessitam de uso de curativos. A aplicação da atadura compressiva deve

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com