TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma Reflexão Sobre EAD Na Graduação Em Fisioterapia

Exames: Uma Reflexão Sobre EAD Na Graduação Em Fisioterapia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/2/2014  •  1.138 Palavras (5 Páginas)  •  465 Visualizações

Página 1 de 5

UMA REFLEXÃO SOBRE A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA

Aline Mizusaki Imoto1, Aline Teixeira Alves2, Samira Mendonça de Almeida3, Débora Caetano de Souza Martins Guimarães4

1-Fisioterapeuta, Doutora em Ciências da Saúde, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

2-Fisioterapeuta, Mestre em Gerontologia, Universidade Católica de Brasília - UCB e Doutoranda em Ciências da Saúde, Universidade de Brasília - UNB

3-Fisioterapeuta, Especialista em Ortopedia e Esportes – Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

4-Enfermeira, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade de Brasília - UNB

Autor correspondente:

Aline Teixeira Alves

Instituição: Universidade de Brasília -UNB

Endereço: Faculdade de Ceilândia – Campus UnB Ceilândia

QNN 14 Área Especial, Ceilândia Sul

Tel: 61-3376-6042

Email: alinealves@unb.br

A inclusão da tecnologia no processo de educação tem provocado uma revolução no processo de ensino aprendizagem. O acesso à Internet e o uso do computador possibilitam a rápida disseminação da informação.(1)

O advento de cursos de graduação à distância possibilitou a inclusão de indivíduos que normalmente não teriam condições de freqüentar aulas presenciais. A flexibilidade de horários, a não obrigatoriedade de freqüência diária e a disponibilização ininterrupta de aulas e orientações on line aumentam consideravelmente o número de pessoas que podem ser incluídas nesse processo de formação(2).

Com base em estudos existentes no Brasil que abordam a Educação à Distância (EAD) na área de saúde, em especial, a fisioterapia, o objetivo da presente reflexão é propor uma estratégia de EAD para os cursos de graduação em Fisioterapia.

A formação do fisioterapeuta, como em outras áreas da saúde, envolve o contato com o paciente, a prática manual e a vivência em ambientes de clínica ou hospitalar. Dessa forma, assim como a teoria, a prática é essencial durante a graduação em Fisioterapia.

Em um estudo realizado com docentes do curso de Fisioterapia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), observou-se que o Projeto Político Pedagógico do curso de Fisioterapia era orientado por diretrizes inovadoras e que havia a possibilidade de aplicar princípios andragógicos no processo ensino-aprendizagem a fim de adequar o método de ensino tradicional às novas demandas do currículo com o propósito de qualificar o ensino em Fisioterapia(3).

Entretanto, os cursos de graduação em Fisioterapia convivem com uma limitação no uso de tecnologias da informação que se restringe ao uso de computadores nas disciplinas básicas(3), na solução de problemas administrativos e na comparação de sua utilização com o ensino tradicional(4). Estudos mostram os benefícios das tecnologias de comunicação na área da saúde, como enfermagem(5), medicina(6) e odontologia(7). Entretanto, na fisioterapia existem poucos relatos sobre o uso da EAD.

Segundo Martins (2005)(8), “há ainda certa resistência à metodologia a distância não só para o curso de Graduação em Fisioterapia, mas também para vários outros da área da saúde, por receio quanto à preservação da qualidade dos cursos”. O mesmo defende também a aplicação de cursos semipresenciais, respeitando as especificidades de cada área, considerando que os momentos de aulas práticas em laboratórios deverão ser ministrados no modo presencial.

Berto (2006)(9) criou um material didático sobre ensino de fisioterapia respiratória que consistia em manobras de higiene brônquica e de reexpansão pulmonar e oxigenioterapia. O material foi disponibilizado na internet e o aprendizado dos alunos foi avaliado. As mídias utilizadas foram vídeos, fotos e uma apostila. Os alunos tiveram acesso ao material por 15 dias. Após esse período, os alunos melhoraram o conhecimento de forma estatisticamente significante. O autor da pesquisa citada sugere que as tecnologias de comunicação podem facilitar o aprendizado em fisioterapia respiratória.

Em um estudo realizado com docentes de Fisioterapia na região metropolitana de Belo Horizonte - MG, com o objetivo de analisar a percepção do professor acerca do uso da Informática Educacional (IE) no ensino da Fisioterapia, observou-se que 60% da amostra acreditava na melhora do ensino com o uso da IE. No entanto, 75% apontaram a não-capacitação profissional docente como o principal fator de dificuldade de disseminação do uso do computador(10).

A escolha das mídias a serem utilizadas em um curso à distância deve ser com base no público alvo e no conteúdo. Segundo Almeida (2003)(11) ,a falta de interação entre as pessoas é um dos principais fatores responsáveis pela desmotivação e desistência nos cursos à distância.

Como sugestão de modelo de EAD para alunos de fisioterapia, sugere-se o uso do modelo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com