TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Virologista

Seminário: Virologista. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2013  •  Seminário  •  771 Palavras (4 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 4

Virologia

Vírus

São seres aceluares, assim não os considera organismos vivos.

Possuem RNA ou DNA pois na hora de passar, duplicar o material génetico precisam usar ferramentas da célula hospedeira ao seu favor.

Não sobrevivem muito tempo fora dá célula hospedeira

Realizam montagem viral - produz tudo separado depois vai unindo, juntando. E depois os viríons são liberados podem matar ou não a célula; Viríons são vírus que acabaram de ser montados dentro da células.

Eles também são incapazes de se replicarem sozinhos, por isso também não são considerados uma estrutura viva.

Nunca um virus possuirá RND e DNA ao mesmo tempo ou ele é um ou ele é outro. Não muda o seu acido nucleico, ou seja não fica muda se for RNA é RNA até o fim e vale o mesmo para DNA.

Morfologia Geral – encontra-se no vírus acidos nucleicos e proteínas. O ácido nucleico fica no centro sendo RNA ou DNA, envolovendo esse RNA ou DNA tem as proteinas do capsídios, protegendo o material genético do vírus.

Quando o vírus apresenta apenas mateira genético, ácido nucleíco, proteínas do capsídio são chamados de vírus não envelopados, sendo esses os vírus mais dificeis de serem destruídos. São vírus superestáveis. Porém existem outros vírus nos quais esses por cima dessas proteínas do capsídios aprentam uma camada de fosfolípideos, são chamados de vírus envolopados, normalmente esses fosfolípideos são provenientes da membrana da célula hospedeira, mas mesmo com essa camada extra são menos resistentes, porque é removido o envelope lipídico, podendo assim serem destruídos com um simples alcool gel. E isso acontece porque eles não possuem o capsídio muito estável. Exemplo: H1N1

Replicação Viral

1° Fixação: ocorre quando o vírus tem a interação com a célula hospedeira, mas para isso acontecer de forma eficiente, o vírus não pode se reconhcido como tal, então ele engana a célula para poder entrar nela.

2° Penetração: onde há várias formas de penetração, até atingir o citoplasma

3° Desnudamento: é quando o material genético do vírus é liberado no citoplasma. Se o material genético do vírus for DNA, ele acaba interagindo se misturando com o núcleo da célula. Agora ser o material genético for RNA, terá uma enzima chamada, Trascriptase Reseva que transforma RNA em DNA para que o material genético interage com o material genético da célula hospedeira.

DEPENDO DO VÍRUS ELE PODE APRESENTAR UM PERÍODO DE LATÊNCIA- onde nessa fase ele pode aumentar a quantidade vírus e a capacidade até achar o momento de agir. Ou seja ele dorme um tempo não manisfentando sinais e sintomas e depois começa a se reproduzir.

4° Biossíntese: ocorre a sintese de RNA,DNA e proteína. Vírus se mobiliza para criar seus virions.

5° Organização: organização dos seus viríons.

6° Liberação: saída dos viríos podendo ou não matar a célula hospedeira.

Quando na saída dos viríons mata

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com