TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Último Futebol Do Ano

Exames: Último Futebol Do Ano. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2014  •  552 Palavras (3 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 3

1) Conceitue resumidamente, o modelo de negócios que a Gol utilizou para entrar no setor da aviação civil no Brasil.

A gol utilizou a ideia de criar uma companhia de aviação de baixas tarifas para que pudessem atender as classes mais baixas, causando uma migração dos transportes rodoviários e até triplicando o número de passageiros nos aeroportos. Com a política de controle de custos e os investimentos em equipamentos modernos a GOL se transformou na segunda maior empresa em transporte aéreo doméstico do país, almejando toda a América do Sul.

2) Quais lhe parecem ser a missão e a visão da Gol? Você acha que eles mudaram ao longo dos anos? Consulte o site da companhia para confirmar sua resposta.

A missão é democratizar as viagens com o modelo de negócio de baixo custo e baixa tarifa (low cost, low fare) minimizando os custos e maximizando os lucros.

A Visão é ser a melhor companhia aérea nacional expandindo suas operações, lançando voos no mercado interno e em outros centros internacionais.

A GOL manteve sua missão e visão dentro do modelo de negócio citado acima mantendo-se assim em constante crescimento.

3) Faça uma análise SWOT para o início das operações da Gol.

Baseado na análise SWOT, sua força viria de um modelo de negócio de baixo custo/tarifa, democratizando as viagens, porém, pelo serviços mais modestos, deixaram de atender os clientes mais exigentes.

A GOL enxergou uma boa oportunidade no setor aéreo e aproveitou para lançar uma nova companhia de aviação mais moderna e com custos mais baixos, mesmo sabendo do momento decadente do mercado aéreo brasileiro.

4) Segundo a tipologia de Michel Porter, qual é a estratégia de negócio seguida pela gol? Quais são suas principais vantagens competitivas?

A estratégia de negócio seguido pela GOL, consiste em maximizar lucros e minimizar custos. O grande atrativo em comparação com os concorrentes, são as tarifas reduzidas.

5) De que forma as estratégias funcionais contribuíram para o alcance dos objetivos da Gol?

A Gol além de ter as tarifas mais baixas, também atua em locais que outras companhias aéreas não atuam. Com sua frota de aviões modernos, a média de horas de voos por dia é maior que a da concorrente pois seus aviões permanecem menos tempo nos aeroportos.

6) Utilizando a matriz BCG e a matriz GE/Mckinisey, qual é a posição ocupada pela Gol, no inicio das operações e atualmente,no portfólio de negócios da holding Áurea?E qual é a posição das empresas de ônibus?

Baseado nas matrizes BCG e as matrizes GE/Mckinisey, observamos que a GOL começou como um negócio promissor e está a cada dia crescendo, pois é dominante no mercado aéreo. As empresas de ônibus também lideram um negócio cada dia maior, devido ao seu modelo de negócio competente e inovador.

7) Procure analisar o setor da aviação civil a partir do modelo das cinco forças competitivas de Michael Porter.

Com o crescimento do setor, as empresas estão se movendo para alcançar seus objetivos. Para se manter no topo as empresas buscam proporcionar melhores condições de serviços

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com