TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ERA DA GOURMETIZAÇÃO

Por:   •  18/6/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.552 Palavras (11 Páginas)  •  524 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE FEEVALE

FERNANDA FARIAS

A ERA DA GOURMETIZAÇÃO

Novo Hamburgo

2018


RESUMO

O presente trabalho apresenta uma evolução da culinária, mostrando como os pratos tradicionais ganharam sua versão gourmet e de que modo essa cozinha pode ser diversificada e requintada em diversos aspectos. Onde será analisado a diferença de três produtos em suas duas versões, são eles: brigadeiro, café e pipoca. Segundo Prodanov Freitas (2013), a pesquisa consiste um estudo de natureza aplicada com aplicação prática e interesses locais, sendo de forma qualitativa, com os fins de modo explicativo. O estudo de caso ocorre em etapas, onde foi realizado uma pesquisa com os colegas da disciplina para entender qual o perfil da turma em relação ao paladar. O trabalho tem como objetivo apresentar como o processo de gourmetização ocorre, procurando distinguir o que difere a versão de um produto tradicional para um produto gourmet. Os resultados obtidos no trabalho e pesquisa realizada com colegas apontaram que a gourmetização de alimentos vem ganhando um grande destaque na culinária, de modo que as pessoas estão tendo preferência por pagar um valor mais elevado e desfrutar de um produto diferenciado.


  1. JUSTIFICATIVA

Os fatores que me motivaram na escolha deste tema é que a gourmetização de alimentos ainda sofre preconceito devido a dúvida que alguns produtos que se intitulam gourmet apresentam, onde tenho como objetivo mostrar o quão diferenciada essa prática culinária costuma ser e como os ingredientes são cuidadosamente selecionados. De modo que o produto gourmet deixe de ser uma simples comida, podendo se transformar em uma jogada de marketing.


  1. PROBLEMA

Como a gourmetização de pratos tradicionais acabaram se tornando motivo de status atualmente?

  1. HIPÓTESE

Os pratos gourmet vem acompanhado de uma jogada de marketing, onde os empreendedores querem diferenciar e criar algo que seja motivo de entretenimento e modernidade na gastronomia, fazendo com que o consumidor escolha o produto de maneira que ele seja “comido com os olhos”, de forma que o cliente faça questão de publicar que está em determinado estabelecimento degustando um delicioso e diferenciado prato.


  1. INTRODUÇÃO

Segundo um gastrônomo francês (SAVARIN, 1825), a palavra “Gourmet” significa uma pessoa que possui bom gosto a respeito da culinária.

 Em princípio, o termo era utilizado para fazer referências a vinhos e também a algumas comidas. Com o passar dos anos, a expressão passou a ser ainda mais utilizada na área da gastronomia, de forma que vem abrangendo diversos alimentos, tanto comidas quanto bebidas. Hoje em dia, o termo se entende mais por quem possui um paladar mais requintado.

Apesar do termo existir desde o século XVIII, a expressão tornou-se um sucesso viral no ano de 2014, onde passaram a existir a gourmetização de alimentos extremamente tradicionais como: brigadeiro, café, pipoca, hambúrguer e até mesmo saladas. No presente trabalho será apresentado a diferença entre estes e outros pratos de forma tradicional e de modo gourmet.

Essa categoria de comida se tornou algo muito além de uma simples culinária requintada, passou a se tornar motivo de status social para muitas pessoas, onde o momento da foto antes da comida a ser ingerida passou a ser uma das etapas mais importantes da refeição. Mas de fato, como a gourmetização de pratos tradicionais acabou se tornando motivo de status atualmente?


  1. METODOLOGIA

Segundo Prodanov Freitas (2013) o estudo consiste em uma pesquisa de natureza aplicada que visa gerar conhecimentos para a aplicação prática e interesses locais. A abordagem do presente estudo é de forma qualitativa. Quanto aos fins da pesquisa, são de modo explicativo, que proporcionam mais informações para o estudo de caso.  

O estudo de caso, segundo Prodanov Freitas (2013), ocorrerá em etapas. Será aplicado uma pesquisa entre os colegas da disciplina para entender qual o perfil da turma em relação ao paladar, e se os alunos possuem algum tipo de influência ao status quanto a gourmetização de alimentos e se possuem preferências por restaurantes comuns ou mais requintados. A pesquisa realizada na turma será a degustação de um brigadeiro tradicional e um brigadeiro gourmet.


  1. OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL

A pesquisa tem como objetivo apresentar como ocorre o processo da gourmetização dos alimentos.

OBJETIVO ESPECÍFICO

        Analisar como o processo de gourmetização é realizado.


  1. DESENVOLVIMENTO

A expressão “Gourmet” vem sendo agregadas a diversos restaurantes e cafeterias ao redor do mundo inteiro, sejam alimentos como cachorro quente ou um café. Estamos na “Era da Gourmetização” onde é possível deixar todas nossas refeições de modo gourmet.

Segundo COSTA (2015, p. 21), a gourmetização estaria representando um excesso de apreço ao refinamento da comida e da bebida, ao mesmo tempo que tem dado acesso mais democrático à comida mais sofisticada às pessoas mais desprovidas.

De acordo com COELHO (2015), o termo gourmet é associado a pratos e produtos alimentícios aos quais se pretende agregar valor (apud LOPES, 2017, p. 2). Mas de fato, o que seriam alimentos gourmet? Os alimentos gourmet são uma releitura de comidas tradicionais, porém, com sofisticação, modernidade, ingredientes e técnicas completamente inusitadas. Levando a intenção dos Chefs e empreendedores a tornar o prato e o lugar uma coisa atrativa.

Os pratos gourmet vem acompanhado de uma bela jogada de marketing, considerando que os empreendedores estão querendo diferenciar, criar algo novo e que seja muito além de um simples prato de comida, que seja motivo de entretenimento e modernidade na gastronomia.

Atualmente, muitos empreendedores que almejam o sucesso não pensam só na qualidade da comida e sim na forma que o marketing a envolve. O modo que a comida é servida, desde a louça usada até a assinatura de chef no prato. A intenção da maioria dos donos de restaurantes, cafeterias e confeitarias é fazer com que o prato escolhido seja “comido com os olhos”, que o consumidor queira tirar uma foto do prato e faça questão de publicar nas redes sociais que está naquele determinado lugar e degustando um delicioso prato.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (144.8 Kb)   docx (19.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com