TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adrenoleucofia

Por:   •  14/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  853 Palavras (4 Páginas)  •  1.209 Visualizações

Página 1 de 4



Casos Clínicos

Caso clinico: ADRENOLEUCODISTROFIA


1- A enzima defeituosa é responsável por catalisar qual reação? Por que a sua deficiência causa acúmulo de AGCML?
A adrenoleucodistrofia é resultante da deficiência da proteína permease acil-CoA gordurosa que transfere os ácidos graxos de cadeia muito longa através da membrana dos peroxissomos. Essa atividade anormal leva a um acúmulo excessivo de ácidos graxos de cadeia muito longa em tecidos corporais, sobretudo no cérebro e nas glândulas adrenais, porque nos peroxissomos é que ocorre o encurtamento . A consequência desse acúmulo é a destruição da bainha de mielina, afetando, assim, a transmissão de impulsos nervosos. Os mecanismos precisos através dos quais os AGCML ocasionam a destruição da bainha de mielina ainda são desconhecidos.

2- Qual é o papel dos peroxissomos no metabolismo lipídico?
A oxidação de ácidos graxos ocorre nas mitocôndrias e peroxissomos. A oxidação dos peroxissomos é relevante, pois são organelas citoplasmáticas que se encarregam de diversos processos metabólicos, que incluem inalteradamente a degradação de ácidos graxos. A β-oxidação peroxissomica promove o encurtamento de ácidos graxos de cadeia linear muito longa obtidos pela dieta e principalmente por produção endógena. Os AGCML são transportados pela permease acil-CoA gordurosa , sem o auxilio de carnitina para o interior dos peroxissomos , onde são convertidos nas respectivas acil-CoA e em seguida transportados para as mitocôndrias onde a degradação será completada.

3- Por que as mitocôndrias não compensam a subatividade peroxissomal, ou seja, não evitam o acúmulo dos AGCML?
Porque os peroxissomos que realizam essa função.As enzimas de oxidação de ácidos graxos nas células animais estão localizadas na matriz mitocondrial. Os ácidos graxos de cadeia com até 12 carbonos ou menos entram na mitocôndria sem ajuda de transportadores de membrana. Aqueles com quatorze carbonos ou mais, não conseguem passar diretamente através das membranas mitocondriais – primeiro tem que passar pelas três reações enzimáticas do circuito da carnitina.

4- O que são trierucato e trioleato de glicerol?
O trioleato de glicerol é um triéster do ácido oleico (acido graxo monoinsaturado, pois possui apenas uma dupla ligação em sua cadeia carbônica)mais uma molécula de glicerol; O trierucato de glicerol é um triéster do ácido erúcico (acido graxo monoinsaturado)também com uma molécula de glicerol, contudo não contem nenhuma insaturação nesta forma.

5- Justifique o sucesso do tratamento utilizando a mistura de triacilgliceróis citada. Como ela intervém na doença? 
O óleo de Lorenzo parece atuar reduzindo a velocidade da síntese endógena dos ácidos graxos, normalizando os índices no plasma e lentificando à deterioração neurológica. O consumo do óleo de Lorenzo, que inibe a síntese endógena dos AGCML, associado a uma dieta hipogordurosa e restrita nestas gorduras, contribui para a normalização dos níveis plasmáticos de AGCML e prevenção da evolução do quadro clínico nestes pacientes.

6- Por que o tratamento com ácido oleico não foi suficiente para normalizar os níveis séricos de AGCML? Qual o motivo da proporção de 4:1 (trioleato:trierucato)?
A dieta baseada apenas no ácido oleico nos primeiros momentos apresenta uma redução de 50% dos AGCML, assim como no estudo experimental com ratos. Contudo nos meses seguintes o valor não se altera, já que a diminuição de AGCML dos níveis séricos de ácidos graxos de 24 a 26 carbonos competiam com o ácido oleico pela mesma enzima. Era necessário achar um óleo que em combinação com o ácido oleico pudesse ser utilizado para ao competir com os AGCML, para que estes fossem metabolizados mais que o normal (x>50%).
O ácido oleico é um ácido graxo de cadeia longa muito abundante em óleos e gorduras, ele participa do nosso metabolismo, desempenhando o papel fundamental da síntese dos hormônios. É obtido a partir da hidrolise da gordura animal e de certos óleos vegetais.
O ácido erúcico é obtido principalmente através da Colza Canadense, é um ácido graxo monoinsaturado de cadeia longa, e diferentemente do acido oleico é toxico para o consumo humano, pois se consumido pode provocar problemas cardíacos. Porém se consumido em quantidades bem baixas não apresenta riscos e combinando o acido erúcico com o oleico, obtem-se um óleo que pode ser usado como remédio para adrenoleucodistrofia.

7- Justifique o tratamento com dieta isenta de AGCML. Quais alimentos poderiam fazer parte dessa dieta?
Na terapia nutricional para ADL as outras fontes de gorduras devem ser restritas, pois o seu consumo em excesso pode diminuir ou anular o efeito do óleo de Lorenzo. Recomenda-se que forneçam 10 a 15% do valor calórico total (VCT) da dieta. Como o óleo de Lorenzo contribui com 20% do VCT, a dieta conterá no total 30 a 35% do seu VCT fornecido por gorduras. Alimentos gordurosos em geral devem ser restritos, como as carnes gordas, embutidos, frios, leite e iogurte integrais, chocolates, sementes oleaginosas, óleo de milho e azeite de oliva, espinafre, queijo, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (90 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com