TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agrotóxico

Por:   •  29/10/2015  •  Dissertação  •  2.856 Palavras (12 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 12

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................2

2 OBJETIVOS..............................................................................................................2

2.1 OBJETIVO GERAL.................................................................................................2

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS..................................................................................2

3 ESTUDOS DE CASO................................................................................................3

3.1 CASO 1..................................................................................................................3

3.1.1 Materiais e métodos..........................................................................................3

3.1.2 Análise dos resultados.....................................................................................4

3.2 CASO 2..................................................................................................................

3.2.1 Materiais e métodos.......................................................................................

3.2.2 Análise dos resultados..................................................................................

3.3 Resíduos de Agrotóxicos em Produtos de Origem Animal .............................6

3.3.1 Materiais e métodos..........................................................................................

3.3.2 Análise dos resultados......................................................................................

4 DISCUSSÃO.....................................................................................................

5 CONCLUSÃO.....................................................................................................

6 REFERÊNCIAS.....................................................................................................

1 INTRODUÇÃO

Dentre os consumidores mundiais de pesticidas, o Brasil é o terceiro país que mais utiliza esses produtos. Isso porque a indústria brasileira é rica em opções, disponibilizando ao agricultor cerca de 400 ingredientes ativos em 1500 preparações comerciais, comercializados isoladamente ou em misturas. Assim, estima-se que 50% das propriedades agrícolas fazem uso de agrotóxicos.

O uso de agrotóxicos na agricultura de forma irregular e a presença de resíduos acima dos níveis autorizados nos alimentos são motivos de preocupação para a saúde pública. Dessa forma, faz-se necessária a implementação de ações de controle para o uso de agrotóxicos, visto que estudos recentes apontam o consumo de alimentos com resíduos de pesticidas como a origem de várias doenças graves.

Para atender às necessidades de segurança alimentar, a ANVISA vem realizando análises dos níveis de agrotóxicos nos produtos agrícolas através de programas de monitoramento, como o Programa de Análises de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA). Fundado em 2001, ele tem o objetivo de avaliar continuamente os níveis de resíduos de agrotóxicos nos alimentos in natura que a população consome, a fim de promover a qualidade dos alimentos em relação ao uso desses pesticidas. As avaliações consistem em um trabalho complexo de análise de 92 tipos diferentes de princípios ativos em cada amostra, incluindo aqueles proibidos no país.

Neste trabalho, serão analisados três casos diferentes em que o uso de agrotóxicos não foi o determinado como adequado pela ANVISA, dentro dos parâmetros estabelecidos pelo PARA, tornando os alimentos inseguros para consumo.

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

Observar situações que caracterizam contaminação por pesticidas em alimentos.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Selecionar três casos relacionados ao uso inadequado de agrotóxicos para estudar.

- Descrever métodos e materiais de análises utilizados em cada estudo de caso.

- Identificar tipos de contaminação por pesticidas em cada estudo de caso.

- Avaliar criticamente os resultados alcançados nas análises de cada um dos estudo de caso.

- Discutir, de maneira geral, acerca dos casos estudados.

3 ESTUDOS DE CASO

3.1 CASO 1

O primeiro caso escolhido para ser estudado tem como foco abordar a presença de resíduos em produtos hortifrutícolas para consumo em estado natural, também denominados de produtos frescos, com foco nos tomates.

Recebem essa nomenclatura todos aqueles alimentos crus e inteiros, como cenouras inteiras, pés de alface etc, o que não inclui produtos que sofreram perda e preparo, tais como cenouras fatiadas, mandioca descascada etc. Alimentos lavados, escovados e ensacados são tidos como produtos crus.

3.1.1 Materiais e métodos

Para a análise de horifrutícolas, primeiramente, foi necessário realizar uma amostragem dos alimentos a serem analisados. Neste estudo, o alimento escolhido para o estudo foram os tomates.

Existem alguns critérios relativos à coleta, como selecionar amostras de redes diferentes de comercialização, de estados diferentes, em um intervalo mínimo de 15 dias para coletas da mesma rede, entre outros. Esta primeira fase é muito importante, pois irá influenciar totalmente nos resultados.

As amostras foram encaminhadas aos laboratórios para que estes pudessem realizar a análise. O método analítico escolhido foi o de multirresíduos, MRM, do inglês Multiresidue Methods. Ele consiste em analisar, simultaneamente, ingredientes ativos diferentes de pesticidas em uma mesma amostra, além de ser capaz de detectar vários metabólitos. Ao que diz respeito à extração, utilizaram-se os métodos QuEChERS, do inglês Quick, Easy, Cheap, Rugged and Safe, e Mini-Luke modificado.

3.1.2 Análise dos resultados

Verificou-se que as amostras de tomate apresentaram altos percentuais de irregularidades devido à presença resíduos de agrotóxicos com concentrações acima do LMR, representado pela coluna roxa. Este resultado evidencia que a utilização dessas substâncias está em desacordo com as indicações presentes nos rótulos e nas bulas, observados nos gráficos e na tabela abaixo.

[pic 1]

[pic 2]

Ainda, foram detectados cinco pesticidas não autorizados, sendo o clorpirifós e o organofosforado os componentes que expressaram os maiores valores nas amostras de tomate analisadas, como pode ser visto na tabela a seguir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.2 Kb)   pdf (312 Kb)   docx (456.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com