TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Biosseguranças

Por:   •  3/9/2025  •  Relatório de pesquisa  •  283 Palavras (2 Páginas)  •  36 Visualizações

Página 1 de 2

A limpeza e a desinfecção de superfícies são atividades essenciais nos serviços de saúde, promovendo o bem-estar e segurança de pacientes, profissionais e familiares. A presença de matéria orgânica nas superfícies favorece a proliferação de microrganismos e a presença de insetos e roedores, podendo causar infecções. Falhas na limpeza e desinfecção podem transferir microrganismos do ambiente para os pacientes, comprometendo sua segurança. Superfícies bem limpas e desinfetadas reduzem em média 99% dos microrganismos, enquanto superfícies apenas limpas reduzem cerca de 80%.

 A transmissão cruzada de microrganismos pode ocorrer pelas mãos dos profissionais de saúde ou por instrumentos contaminados. A limpeza remove sujeira, enquanto a desinfecção destrói microrganismos patogênicos. A descontaminação remove matéria orgânica com desinfetantes. A higienização concorrente é feita diariamente, incluindo pisos, equipamentos e troca de resíduos, enquanto a higienização terminal ocorre após alta, transferência ou óbitos, abrangendo todas as superfícies.

Alguns agentes químicos são utilizados na desinfecção de superfícies em ambientes de saúde incluem: álcool que atua contra bactérias e vírus, hipoclorito de sódio potente contra fungos e esporos, peróxido de hidrogênio ação antimicrobiana ampla contra fungos, fenóis usados para combater uma ampla gama de microrganismos.

Para superfícies sem matéria orgânica, a limpeza envolve varredura, lavagem com sabão, enxágue e secagem. Em superfícies com matéria orgânica, é necessário remover o excesso de sujeira, enxaguar, secar e aplicar desinfetantes como álcool 70%. Alguns materiais, como vassouras e produtos domésticos, são proibidos para higienização hospitalar.

A limpeza e desinfecção de superfícies nas unidades hospitalares são essenciais para garantir a segurança de pacientes e colaboradores. O serviço de controle de infecção hospitalar desempenha um papel crucial, promovendo boas práticas, fundamentando processos de trabalho e oferecendo capacitação para assegurar uma higienização de qualidade e excelência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (30.3 Kb)   docx (135 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com