TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fósforo e Magnésio

Por:   •  10/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  842 Palavras (4 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 4

Fósforo

Absorção

  Cerca de 60% do fósforo de uma dieta mista é absorvido. Quando ingerido em alimentos é absorvido por difusão facilitada, predominante após as refeições ou em caso de baixa ingestão do organismo por transporte ativo, pode estar em forma de H2PO4 ou HPO4-2.  Sua absorção e biodisponibilidade são estimuladas pela vitamina D, e diminuída pela presença de cálcio e magnésio, se fazendo linear de acordo com o conteúdo da dieta até o nível 0,13 a 1 mmol/kg de peso corporal (4 a 30mg/kg) por dia. Valores podem mudar de acordo com o estado fisiológico (crescimento, gravidez e lactação) aumentando a necessidade de fósforo e na correspondente elevação de sua absorção.

 Ou seja, ela é proporcional a sua ingestão, em condições consideradas normais, de 60 a 80% do fósforo é absorvido. Em caso de aporte dietético baixo, a eficiência absortiva aumenta, já em valores aumentados a sua absorção e filtração glomerular diminui, além do aumento na reabsorção tubular. Um importante fator neste processo de reabsorção é o rim, o qual tem o papel de regular a quantidade de fósforo excretada, permitindo a eliminação ou manutenção de concentrações, trabalhando de acordo com as necessidades fisiológicas do indivíduo. Entre 15 a 20% deste se faz presente no plasma, que passará a diversos tecidos com os ossos, onde se encontra a maior parte (85%), sangue, células e dentes.

Transporte

  O transporte de fósforo ocorre através das microvilosidades intestinais, envolvendo um componente ativo (dependente do gradiente de sódio) e o componente difusional, esse independente de sódio e representando de 30 a 50% da absorção total. Sua excreção ocorre via renal através da urina (aproximadamente 12,5% do filtrado), sendo regulado pelas concentrações plasmáticas, uso de diuréticos e pelos hormônios da paratireoide, o PTH, o qual diminui os valores séricos.

Metabolismo

  A maior parte do fósforo no organismo se encontra no tecido ósseo (80%), intimamente combinado com o cálcio na forma de hidroxiapatia. Os outros 20% se fazem presentes nos tecidos moles, como os músculos. Podendo aparecer sob forma inorgânica (H2PO4, HPO42-, 10%), a qual o meio ácido do estômago e da porção proximal do intestino delgado tem um importante papel na manutenção da sua solubilidade e biodisponibilidade. Outras formas são complexado com o cálcio e o magnésio (80%) e ligados à proteína (10%).

  Para obter-se o fósforo de forma orgânica na dieta são através dos compostos celulares que contém fósforo, como os fosfolipídeos e açúcares fosforilados, estes são digeridos no intestino delgado liberando fósforo inorgânico e transportados através da membrana da parede intestinal.

Magnésio

Absorção

  Aproximadamente 30 a 50% do magnésio obtido na alimentação é absorvido ao longo do intestino, sendo a maior parte no intestino delgado distal, na porção entre o duodeno e o íleo, e em casos de patologias no intestino, o cólon pode se transformar em um importante sítio de absorção. 

  Pode ocorrer por difusão passiva (80 a 90%) ou difusão facilitada, utilizando proteínas transportadoras. Estes processos passivos são predominantes quando a ingestão de magnésio é elevada, tendo como locais principais de absorção o íleo e as partes distais do jejuno. Já a absorção ativa ocorre no cólon, nele, os íons necessitam atravessar duas membranas, além da presença de receptores específicos. Acontece quando as ingestões de magnésio são baixas ou adequadas, sendo reguladas pela absorção ativa do íon sódio, seguida pela água.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (69.6 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com