TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Grupos de produtos Pyramid Food

Artigo: Grupos de produtos Pyramid Food. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/8/2014  •  Artigo  •  595 Palavras (3 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 3

Os Grupos Alimentares:

Grupo 1: Cereais

O Grupo dos Cereais forma a base, o 1º nível da Pirâmide Alimentar e é constituído pelos alimentos ricos em carboidratos, como arroz, milho, trigo, aveia, pães, macarrão, farinhas, tubérculos e raízes (batata, mandioca, inhame), etc..

Esses alimentos são considerados a principal fonte de energia para o organismo e por isso devem ser consumidos em maior quantidade (5 a 9 porções por dia). Uma porção de alimentos desse grupo fornece cerca de 150 calorias, equivalendo a 1 pão francês ou a 2 fatias de pão de forma ou a 3 colheres de sopa arroz, etc.

A média de consumo de carboidratos dos perfis analisados foi de 4 porções por dia, está abaixo do recomendado.

Grupo 2: Hortaliças

O Grupo das Hortaliças é composto pelos vegetais folhosos e legumes, alimentos de fácil acesso à população, ricos em minerais, vitaminas e fibras - nutrientes com funções reguladoras e indispensáveis ao organismo. Encontra-se no 2º nível da pirâmide (juntamente com o Grupo das Frutas), significando que devem ser consumidos em maior quantidade (4 a 5 porções por dia). Uma porção de alimentos desse grupo fornece cerca de 15 calorias, o que equivale a 4 colheres de sopa de tomate ou a 1 prato raso de alface ou a 2 colheres de sopa de beterraba, etc..

A média de consumo de hortaliças dos perfis analisados foi de 5 porções por dia, está dentro do recomendado.

Grupo 3: Frutas

Assim como as hortaliças, as frutas são alimentos reguladores, ricos em fibras, vitaminas e minerais, e de fácil acesso à população. Devem ser consumidas 3 a 5 porções de frutas diariamente e cada porção fornece cerca de 70 calorias, equivalendo a 1 laranja ou 1 maçã ou 1 banana, etc.

Estão incluídas neste grupo as frutas frescas e secas, os sucos de frutas

A média de consumo de frutas dos perfis analisados foi de 2 porções por dia, está abaixo do recomendado.

Grupo 4: Leguminosas

É recomendada a ingestão de 1 ou 2 porções de leguminosas diariamente; cada porção fornece cerca de 55 calorias e equivale a 1 concha de feijão ou a 3 colheres de sopa de ervilha/lentilha/soja, etc.

A média de consumo de leguminosas dos perfis analisados foi de 2 porções por dia, está dentro do recomendado.

Grupo 5: Laticínios

Recomenda-se a ingestão de 3 porções do Grupo dos Leites diariamente, sendo que cada porção fornece cerca de 120 calorias e equivale a 1 copo pequeno (200 mL) de leite integral ou a 2 fatias finas de queijo branco ou a 1 potinho de iogurte (160 mL), etc.

A média de consumo de laticínios dos perfis analisados foi de 2 porções por dia, está abaixo do recomendado.

Grupo 6: Carnes e Ovos

O grupo das carnes e ovos é composto por alimentos ricos em proteínas de fonte animal, além de ferro, zinco, vitaminas. Também são alimentos que contêm grande quantidade de gorduras saturadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com