TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Incentivar as crianças a terem uma boa alimentação incluindo frutas e verduras em seu cardápio

Pesquisas Acadêmicas: Incentivar as crianças a terem uma boa alimentação incluindo frutas e verduras em seu cardápio. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.178 Palavras (13 Páginas)  •  469 Visualizações

Página 1 de 13

SUMÁRIO

1. PESQUISA

1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA....................................................................................2

1.2 OBJETIVOS 3

1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 4

2. METODOLOGIA 7

2.1CRONOGRAMA 8

REFERÊNCIAS 9

ANEXOS xxx

1.1DELIMITAÇÂO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA DA PESQUISA.

Área de concentração: Alimentos Saudáveis (Frutas e Verduras)

Tema: Incentivar as crianças a terem uma boa alimentação incluindo frutas e verduras em seu cardápio.

1.2- OBJETIVOS DA PESQUISA

*Reconhecer a importância de uma alimentação equilibrada para a manutenção da saúde.

* Mostrar para as crianças a importância que os alimentos fazem a saúde.

*Demonstrar com hábitos que é possível acrescentar frutas e verduras todos os dias.

1.3 ALIMENTOS SAUDÁVEIS (FRUTAS E VERDURAS)

As frutas, verduras e legumes são extremamente importantes para a nossa saúde, pois existe diversas substância presente nesses alimentos que são fundamentais para um bom funcionamento do nosso corpo. Infelizmente, vivemos em uma época em que uma boa alimentação é ignorada, pois muitos vivem no estresse do dia, tendo que cumprir prazos e horários rigorosos, e por isso acabam não tendo tempo para se alimentarem da forma certa.

Nos primeiros anos de vida, para que uma criança tenha um desenvolvimento e crescimento apropriado, é essencial uma alimentação qualitativa e quantitativamente adequada, pois ela proporciona ao organismo a energia e os nutrientes necessários para o bom desempenho de suas funções e para a manutenção da saúde (RODRIGUEZ, 2005).

É importante adotar o consumo de frutas, verduras e legumes em nossa alimentação, e para as pessoas que não gostam, basta inserir gradativamente. Muitos pais também sofrem por seus filhos darem trabalho para comer esses tipos de alimento, no entanto, não é indicado forçar e sim incentivar, também inserindo aos poucos. Para atrair a atenção das crianças ao deixarem o prato bem colorido e se possível fazer algumas formas e desenhos com os alimentos. Dessa forma estarão garantindo a sua saúde e a saúde de sua família. O nosso organismo gasta energia constantemente ao manter todas as suas atividades vitais.

Essa energia provém da respiração celular, processos no qual moléculas orgânicas são oxidadas, liberando energia. Uma grama ser a de gordura liberada, na respiração celular aproximadamente 9,5 Kcal de energias, sendo que um grama de carboidrato ou proteína libera cerca de 5.Kcal. Chamamos de quilocalorias a medida de energia que aos alimentos contém. Um indivíduo adulto necessita de aproximadamente 3.000Kcal por dia e sua alimentação deve ser balanceada de forma que essa pessoa consuma entre 50 por cento e 60 por cento de carboidratos, 25 por cento e 35 por cento de gorduras e 15a 25 por cento de proteínas. Conseguimos manter o nosso peso estável se a quantidade de calorias ingeridas for proximamente igual á quantidade de calorias que o nosso corpo gasta.

Comer é um dos grandes prazeres da vida!Mas até para realizar este ato, que se repetem várias vezes ao dia, precisamos de conhecimento, devemos simplesmente consumir aquilo de que gostamos, ou será melhor considerar outros fatores. (SANTANA, NETO, p239, 2009).

Se a ingestão de caloria for maior que o nosso corpo necessita, haverá aumento de peso, ou seja, a pessoa engordará , mas se esta ingestão for menor que o nosso corpo necessita , haverá perda de peso e a pessoa emagrecerá.

Para manter o peso ideal e ainda obter todos os nutrientes que o corpo necessita é imprescindível ter uma dieta variada, na qual a deficiência de um nutriente em certos alimentos seja compensada por sua presença em outros. Por isso, é muito importante consumir alimentos dos quatro grupos básicos (verduras, legumes e frutas, cereais, leite e derivados, carne). Uma dieta balanceada consiste em combinar variedade e quantidade adequada de alimentos á idade e ao grau de atividade física de cada um.

O consumo de verduras, legumes e frutas fornece grande parte de vitaminas e sais minerais que o nosso organismo necessita, além de fibras e pouca quantidade de carboidratos. E importante que a cada refeição haja o consumo de uma hortaliça e que pelo menos uma vez ao dia uma fruta seja consumida, de preferência fresca.

As frutas e os cereais (ou derivados) podem ser ingeridos também entre as refeições, distribuindo-se assim os alimentos por todo o dia. Não é recomendado ficar muitas horas em jejum (SANTANA, NETO, p255, 2009).

O consumo de cereais (como arroz, pães, massa, batata, mandioca, milho,). Fornece ao organismo carboidratos (responsável pela grande parte de energia necessária ás atividades do corpo) além de minerais algumas vitaminas e fibras. As fibras são alguns carboidratos que são digeridos pelo organismo, mas que estimulam o funcionamento do intestino. Os cereais integrais ou enriquecidos contêm mais fibras, vitaminas e sais minerais que os cereais comuns, e o arroz malquistado (arroz que passa por um processo diferente, onde não há perda de sais minerais e vitaminas) também são mais saudáveis do que os outros tipos de arroz. O consumo de leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, grão de bico e amendoim).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com