TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Lipídeos - O Que São

Por:   •  17/10/2021  •  Resenha  •  660 Palavras (3 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 3

Lipídeos:

Importância/Funções: Fornecimento de energia, também reduz a perca de calor para o meio já que estão em ambientes frios. Isso vale para nós também, uma pessoa que tem uma reserva energética maior de lipídeos, do que uma pessoa que tem uma reserva menor, em temperaturas mais baixas, a pessoa que tem o menor acumulo de gordura ela tende a sentir mais frio. (Isolante térmico)

Os lipídeos fazem parte da composição das membranas biológicas, que as nossas membranas biológicas, tanto a membrana plasmática e as das organelas são lipoproteicas, fazem parte da composição das membranas. Os lipídeos também são utilizados para sintetizar os hormônios esteroides(Ex: testosterona e estradiol) são produzidos a partir de lipídeos mais especificamente a partir do colesterol( que é um lipídeo).

Existe lipídeos com ação antioxidante(Vitamina E), alguns tem ação impermeabilizante* são chamadas de ceras, são muito importantes em vegetais, tem o papel de evitar a perca de água para o meio ambiente. É também tem função digestiva.

Eles não obedecem uma caraterística estrutural repetitiva.

Existem classificações:

Estruturas cíclicas, são chamados de esteróis, como o colesterol, apresenta anéis na cadeia. Também existem os de cadeia aberta, são os que não apresentam anéis e são chamados de alifáticos. Cadeia aberta

Alifáticos: Armazenamento(Função energética),(Triaciglicerois/Triglicerídeos) São formados por um álcool(Glicerol) que tem 3 carbonos cada um tem uma hidroxila, no triglicerídeo vai se ligar a uma molécula chamada acido graxo que e uma cadeia de Hidrocarbonetos. São altamente apolares, ou seja hidrofóbicas, são localizados no nosso tecido adiposo, altamente energéticas tem muito carbono e hidrogênio. Já os de membrana(Função estrutural). Tem dois que são os Fosfolipídios e os Glicolipideos, suas características são anfipáticas(Polar e apolar), não tem função energética.

O que e um acido graxo¿ é um acido carboxílico, quando ele esta livre(Sem estar ligado a um glicerol ou exfleibonzina) tem uma região da carboxila que e apolar e uma longa cauda de hidrocarbonetos região apolar(hidrofóbicas), sozinho e anfipático, quando se liga a um glicerol fica apolar, por isso e uma acido carboxílico pode ter até 24 carbonos na cadeia, mais pode variar de cadeia curta 2-4, media de 6-12, longas 14-20, cadeia muito longa 20+, aumenta o potencial energético, diz que tem mais hidrogênio disponível.

Ligações simples são saturadas nos ácidos de carbono, pode ter uma dupla ou ate tripla ligação, na dupla e chamada de insaturada.

Saturados: Origem animal de modo geral, exceção do óleo de coco( Então ele e liquido porque tem a cadeia muito pequena, então ele se mantem liquido para a temperatura ambiente)

Insaturados: Vegetal, exceção do peixe o Ômega 3 e 6.

Quantas insaturações podem existir¿ Pode variar, seria a MONOsaturados teria só uma, e tem a POLIsaturada que tem varia saturações.

Moléculas no mesmo lado são CIS e lado oposto são TRANS.

Hidrogenação Catalítica: E um processo químico industrial que faz que o acido graxo insaturado quebre a ligação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (41.3 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com