TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Suplementação por L-Carnitina

Por:   •  3/9/2017  •  Resenha  •  761 Palavras (4 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 4

A SUPLEMENTAÇÃO DE L-CARNITINA NÃO PROMOVE ALTERAÇÕES NA TAXA METABÓLICA DE REPOUSO E NA UTLIZAÇÃO DOS SUBSTRATOS ENERGÉTICOS EM INDIVÍDUOS ATIVOS

Atualmente a carnitina tem sido muito utilizada por varias pessoas como um auxiliar na redução de massa corporal, sendo usada comercialmente nos suplementos como termo gênicos. Os possíveis efeitos termo gênicos e emagrecer acontecem porque a L-Carnitina  facilita a transferência de ácidos graxos para a mitocôndria, facilitando a oxidação desses e conseqüentemente a geração de ATP(4-5) .

Em relação ao exercício físico a L-Carnitina poderia elevar seus níveis musculares, aumentando a liberação de  CoA livre e reduzindo a razão acetil-CoA/CoA livre nas mitocôndrias.Mas ainda os efeitos citados anteriormente não são todos comprovados,especialmente em pessoas com atividades físicas mais freqüentes de idades mais avançadas.

 Os exercícios físicos do projeto de extensão universitária foram constituídos por exercícios aeróbicos, de resistência muscular localizada e flexibilidade, realizados em cinco sessões por semana. O programa A  era realizado as segundas, quartas e sextas, o programa B era realizado as terças e quintas.

Programa A consiste em 10 minutos de alongamentos e aquecimento muscular, e 40 minutos de caminhada (isto exigia de 70 a 80 por cento da freqüência cardíaca), em seguida 20 minutos de equilíbrio e flexibilidade 10 de minutos de relaxamento.

Programa B: Exigia 10 minutos de alongamento e aquecimento articular, meia hora de resistência muscular localizada, e dez minutos de relaxamento.

Depois de 12 semanas de participação do projeto, os voluntários foram divididos em 2 grupos, em cada grupo tinham 7 homens e 8 mulheres. Cada um dos grupos  permaneceram seguindo o treinamento físico por mais 4 semanas com o uso de suplementação oral. Um dos grupos foi inserida a suplementação de L-Carnitina com doses diárias de 1,8 gramas, nos períodos da manha, de tarde e a noite, cada dose tinha o intervalo de 8 horas. O segundo grupo recebeu cápsulas de compostos de amido, eles foram orientados a ingerirem 6 cápsulas ao dia com água ou suco.

No primeiro dia do teste final do período experimental, os indivíduos passaram por uma avaliação nutricional. A dieta se manteve constante durante as 4 semanas de suplementação.Durante topo o experimento todos os indivíduos foram orientados a beberem água para ficarem bem hidratados, pois foi visto que o indivíduos estavam bebendo pouco água.Para a avaliação da TMR,os participantes estavam em jejum de 12 horas,sem praticar exercícios físicos nas 24 horas previas a avaliação. Logo após esse período a avaliação foi realizada em 30 minutos. O volume de oxigênio consumido (VO2 ) e o volume de gás carbônico produzido (VCO2 ) foram analisados por calorimetria indireta. A partir desses valores foi calculada a taxa metabólica de repouso mediante a seguinte fórmula: TMR = (3,9 x VO2 (L/min)) + (1,1 x VCO2 (L/ min)) x 1440 (14). Para a quantificação do tipo de substrato oxidado em repouso e durante o exercício foi realizado o quociente respiratório (QR) expresso pela razão VCO2 /VO2 (15). Os parâmetros respiratórios foram analisados em um sistema de circuito aberto, a temperatura e a umidade do ar foram mantidas entre 21°C e 23°C e 40% e 60%, respectivamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (75.7 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com