TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tofu e Yuba

Por:   •  28/10/2015  •  Ensaio  •  893 Palavras (4 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 4

TOFU

Características: O tofu é um alimento feito à base de leite de soja coagulado e solidificado, também conhecido como queijo de soja, muito tradicional no Oriente, sendo que se originou na China e, graças aos monges budistas, foi incorporado pela dieta diária japonesa e coreana. Ele é muito nutritivo, rico em proteínas, fonte de cálcio (um mineral essencial para a construção e a manutenção dos ossos e dos dentes), ferro, fósforo, vitaminas B e E, além de ser um repositor hormonal natural, ter poucas calorias e possuir 8 aminoácidos essenciais. O tofu tem cor branca e normalmente é vendido em blocos retangulares, possuem normalmente uma consistência parecida com a do queijo (pode ter textura suave, firme ou extra-firme) e não possuem sabor, mas como se fossem esponjas, adquirem o sabor do que entrar em contato com ele.

Processos de fabricação: O tofu é feito a partir dos grãos de soja, que são transformados em leite de soja. O leite é fervido e vai para um tanque de coagulação, onde recebe diferentes substâncias, como o coagulante cloreto de magnésio, que é colocado junto com água para ativá-lo. Após mexer por cerca de 15 minutos e o deixar em repouso, ele engrossa e se transforma em coalhada. Como ele ainda está encharcado, ele passa por um cilindro perfurado para drenar o máximo de líquido possível. Quando ele fica relativamente seco, pode ser processado em moldes, onde assume um formato de bloco retangular, como é popularmente conhecido. Então, ele passa por uma prensa que aplica 59 quilos de pressão e isso retira a maior parte do líquido remanescente, o que o deixa muito mais firme. Depois, ele pode ser cortado em blocos menores, que são passados para um pasteurizador à 110 ºC, onde ficam por cerca de uma hora, para matar qualquer bactéria. Após isso, eles vão para uma bacia resfriadora, onde ficam debaixo da água durante uma hora. Depois de serem retirados da bacia, eles podem ser embalados e irem para o comércio. O tofu pode ter diferentes sabores, porque podem ser adicionados condimentos a ele e diferentes texturas.

Usos: Este alimento possui uma notável versatilidade, podendo ser aplicado a uma variedade enorme de receitas nutritivas, que vão de doces a salgados. Ele também pode ser utilizado como um substituto para ovos, queijos, carnes e outros alimentos de origem animal, com a vantagem de não ter gordura saturada. O consumo de tofu pode ser de vital importância para garantir a boa saúde e a longevidade. Estudiosos do Departamento de Medicina Preventiva da University of Southern California comprovaram que as mulheres que consomem tofu e outros derivados da soja com mais frequência, têm menos chance de desenvolver câncer de mama, pois o tofu é rico em fitoestrógenos, substâncias químicas presentes na soja e semelhantes ao hormônio feminino. Além disso, ele também ameniza os sintomas acarretados pela menopausa.

YUBA

Características: Yuba é um alimento baseado no leite de soja e é típico de Quioto e da alimentação dos monges budistas dessa região. Para produzir o Yuba são necessários principalmente dois ingredientes, soja e água. As primeiras lojas de Yuba apareceram no início do séc. XVIII, mas atingiram seu auge no início do séc. XX. Em 1980, havia mais de 20 lojas de Yuba em Quioto. Nishida é um restaurante especializado em Tofu e Yuba, que fica perto do famoso Templo da Prata, o Ginkaku-ji. A Yuba tem baixo teor de sódio e é uma boa opção de proteína para dietas vegetarianas. Yuba é conhecida por “carne do campo”, pois tem um alto valor de proteínas, com a vantagem de não ter colesterol. Possui um sabor sutil, quase neutro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (102 Kb)   docx (41.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com