TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Seringa

Por:   •  28/8/2018  •  Resenha  •  582 Palavras (3 Páginas)  •  489 Visualizações

Página 1 de 3

A seringa é um dos três componentes essenciais do arsenal de AL. Existem oito tipos de seringa:

  • Seringas não descartáveis:
  1. Com aspiração, metálica, de carga lateral, e de tipo cartucho: mais comumente usada na odontologia; o cartucho e inserido lateralmente na seringa.

Desvantagens: é mais pesada que a seringa de plástico, pode dar infecção se não tiver o cuidado adequado.

Vantagens: autoclavável, resistente à ferrugem, longa duração com o cuidado adequado.

  1. Com aspiração, plástica, com carga lateral, e de tipo cartucho: é reutilizável, e pode ser esterilizada por autoclave e quimicamente.

Vantagens: é leve, possui baixo custo, é resistente a ferrugem.

Desvantagens: Pode ser muito grande, e o plástico pode se deteriorar com repetida autoclavagem.

  1. Autoaspiração, metálica, de carga lateral, e de tipo cartucho: essas seringas foram desenvolvidas para facilitar a aspiração, ela permite varias aspirações durante a administração do anestésico local. Age de modo tão confiável quando a seringa de arpão. Antes da administração do AL é necessário um teste de aspiração.
  2. Seringa de pressão para injeção em ligamento periodontal: pode ser utilizada em qualquer dente, e é confiável numa anestesia da polpa de um dente isolado na mandíbula. Antigamente, essas seringas eram ameaçadoras por se parecerem com uma arma. Elas cercam o cartucho completamente, protegendo o paciente de futuros riscos caso ele quebre durante a injeção. Uma das desvantagens deste tipo de seringa é seu alto custo.
  • Injetor a jato: essa seringa oferece uma anestesia tópica antes da colocação da agulha, e pode ser usada para a anestesia da mucosa do palato. Não é uma substituta adequada das seringas e agulhas tradicionais, e pacientes relatam não gostarem da sensação que o jato oferece, e também pode causar irritabilidade das mucosas.
  • Seringas descartáveis: Estão disponíveis em vários tamanhos e calibres, mais usadas para injeções intramuscular e intravenosa, também são usadas para anestesias intraorais. Nessas seringas não há anéis para o polegar, então a aspiração deve ser feita com as duas mãos.

Vantagens: é leve, e estéril ate ser aberta.

Desvantagens: Não aceita cartuchos odontológicos.

  • Seringas de segurança: essas seringas diminuem as chances do profissional se lesionar com uma agulha contaminada por conter uma bainha que trava a agulha quando essa é retirada dos tecidos do paciente. São descartáveis, e mais caras.
  • Sistema de aplicação de anestésicos controlados por computador: em 1997 foi lançado o primeiro sistema de aplicação de anestésicos controlados por computador que buscava uma melhor ergonomia e precisão da seringa odontológica. É uma peca leve, segura como uma caneta.
  1. Sistema Wand/STA: Elas reduzem o estresse do paciente e do operador, também reduz o comportamento causado pela dor, pode ser usado em todas as técnicas de administração da anestesia, e proporciona um feedback continuo durante a administração da injeção. Porem, esse sistema tem um custo alto.
  2. Comfort control syringe: mais econômicas que outros sistemas, são descartáveis, e é possível ver a quantidade exata de AL que foi administrada. Esse sistema possui uma vibração que pode incomodar alguns profissionais.

Seringas reutilizáveis devem ser bem lavadas após o uso, o arpão deve ser lavado com escova, e depois ser esterilizada como outros equipamentos odontológicos. Após cinco esterilizações por autoclave a seringa deve ser desmontada e lubrificada. Se bem cuidadas e mantidas essas seringas podem durar muito tempo.

Alguns problemas podem ocorrer com a seringa como: vazamento durante a injeção, cartuchos quebrados, arpão torto, desprendimento do arpão do embolo durante a aspiração, e depósitos de dendritos, salivas, desinfetantes na superfície da seringa causando falhas na função e na aparência da seringa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (73 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com