TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Síndrome de Bumout

Por:   •  30/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  423 Palavras (2 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

Os profissionais da área de saúde em seu campo de trabalho lidam diariamente com circunstâncias de alta pressão e gerenciamento de riscos constante, fatores esses associados à dinâmica de trabalho torna o sujeito propicio ao nível de adoecimento físico e mental.

A síndrome de burnout é caracterizada pelo nível de esgotamento físico e mental, o ambiente de trabalho poderá promover no indivíduo a manifestação de sintomas físicos e mental como o elevado nível de stress, ansiedade, cansaço, aumentando os níveis de exaustão potencializando o processo de adoecimento.

Objetivo Geral

Analisar de que maneira a incidência da síndrome de Burnout pode impactar na atuação dos profissionais na área de saúde

Problema

O uso de medicamentos de forma indiscriminada por profissionais da área da saúde estará associado de forma inconsciente ao desenvolvimento da Síndrome de Burnout

Hipótese

Acredita-se que os profissionais de saúde vêm desenvolvendo essa síndrome ao longo da jornada de trabalho, num ambientes onde horas extras e a falta de descanso físico e mental são os que mais intensificam doença.

Direcionar o conhecimento do público em geral a existência dessa síndrome e a possível associação ao consumo impróprio de medicamentos.

Explorar os efeitos e suas possíveis causa no organismo humano quando administrado de forma inconsciente e quais os reflexos na própria atividade laboral.

Objetivos Específicos

  • Identificar os fatores resultantes para o uso de medicamentos de forma desordenada.
  • Verificar as formas de manifestação da síndrome de Burnout
  • Listar medidas de conscientização em relação à síndrome de Burnout e sua associação ao consumo de medicamentos perante os profissionais da área da saúde.

Justificativa

Os profissionais, em especial da área da saúde, acabam sofrendo pressão na própria dinâmica de rotina de trabalho, em hospitais induzindo o mesmo a utilizar de forma inconsciente medicamentos para assim amenizar a própria exaustão.

Muitas vezes a convivência diária no processo de administração de medicamentos aos usuários, pacientes associada nível de adoecimento do próprio profissional de saúde, e o fácil acesso as medicações torna esse ambiente propicio para o processo de automedicação. Onde são utilizados ansiolíticos, e corticoides levando a varias complicações no sistema nervoso.

Dentro dessa perspectiva esta a relevância em pesquisar, estudar e analisar os fatores que levam os profissionais da área de saúde a usar medicamentos em excesso podendo está associado à chamada síndrome de Burnout.

Metodologia

Inicialmente esta pesquisa a ser desenvolvida será do tipo bibliográfico, descritivo e exploratório, com analise qualitativa e quantitativa dos dados.

Onde o campo de pesquisa será aplicada em dois hospitais do interior da Bahia, verificando condições como faixa etária, sexo, zona de habitação, tipo de locomoção e disposição para a área de lazer.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (54.9 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com