TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biosegurança

Por:   •  1/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.864 Palavras (16 Páginas)  •  482 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE NILTON LINS[pic 1]

CURSO DE ODONTOLOGIA- TURMA ODO034

BIOSSEGURANÇA NO LABORATÓRIO

MANAUS

2016

ANA PAULA ROCHA DE FRANÇA[pic 2]

FRANCISCO ESTÁCIO FALCÃO DE MORAIS JUNIOR

GABRIEL ANTÔNIO RODRIGUES GONÇALVES

IANCA DOS SANTOS LIRA

KELVIN FURTADO DA SILVA

SABRINA DE SÁ TELES

THALIA ALMEIDA DOS SANTOS

YASMIN AMORIM SARKIS

BIOSSEGURANÇA NO LABORATÓRIO

Trabalho apresentado à professora Renata Benvenutti para obtenção de nota parcial da disciplina Práticas Integradas III.

MANAUS

2016

SUMÁRIO[pic 3]

INTRODUÇÃO..............................................................................................................................03

BIOSSEGURANÇA.......................................................................................................................04

REGRAS NO LABORATÓRIO E PREVENÇÃO........................................................................06

EPC (EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO COLETIVO..............................................................09

EPI’S (EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL).......................................................11

PREVENÇÃO DE ACIDENTES E PRIMEIROS SOCORROS...................................................12

CONCLUSÃO................................................................................................................................16

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA...............................................................................................17

INTRODUÇÃO

O objetivo geral desse trabalho é apresentar um pouco mais sobre Biossegurança, não obstante, é importante comentar o que significa esse termo. A biossegurança envolve um conjunto de ações determinadas a prevenir, controlar e eliminar qualquer tipo de risco que venha a comprometer a qualidade de vida, a saúde e o meio ambiente.

Sabemos que o homem precisa da atividade laboratorial para desenvolver avanços na saúde, e assim, melhorar a qualidade de vida, portanto, é essencial que o ser humano tome precauções sobre isso.

Os objetivos específicos são vários, dentre eles: Conceitos envolvendo biossegurança na área de saúde em geral, mas também na área odontológica, como equipamentos de proteção, regras para o uso do laboratório, entre outros.

1. BIOSSEGURANÇA

A biossegurança tem como seu principal objetivo criar um ambiente de trabalho onde se possa bloquear ou, pelo menos, diminuir o risco de exposição a conteúdos nocivos, já que eles podem comprometer a saúde de humanos, dos animais, das plantas, mas também do meio ambiente em geral, como em hospitais, indústrias, clínicas veterinárias, clínicas odontológicas, universidades, entre outros lugares.

Em primeiro lugar, devemos levar em consideração a proteção do trabalhador e do ambiente de trabalho contra esses agentes nocivos. Essa segurança é praticada através de regras seguras e pelo uso correto dos equipamentos adequados àquela prática. Em segundo lugar, são levadas em consideração a proteção do ambiente externo para que não haja saída de materiais infecciosos do ambiente interno para o ambiente externo. É importante relatar que são necessárias mudanças na estrutura física do local de trabalho, mudanças na rotina de trabalho, na limpeza do local, mas também como quando as pessoas vão descartar os resíduos.

É relevante entender que a biossegurança engloba medidas que precisam riscos. São eles: Riscos físicos, riscos químicos, riscos biológicos, riscos de acidentes mas também ergonômicos. Para conseguirmos identificá-los, usamos colorações para cada um. A cor verde representa os riscos físicos, a vermelha, os químicos. Os biológicos são representados pela cor marrom, os ergonômicos pela cor amarela e o risco de acidente é representada pela cor azul.      [pic 4]

        Primeiramente, os riscos físicos podem apresentar-se de diversas formas. Eles são originados e dependentes dos equipamentos que o operador usa e também aquele que fica localizado no laboratório. Alguns exemplos são os ruídos, pressões diferentes das normais, temperaturas anormais, radiações ionizantes e também as não-ionizantes, autoclaves, forno de micro-ondas, mas também materiais cortantes. Se alguns desses materiais não forem instalados de maneira correta, como as autoclaves, em lugares ventilados e longe de materiais que podem pegar fogo, eles podem causar algum acidente no local de trabalho.

        Já os riscos químicos são aqueles que possam, de alguma forma, penetrar em nosso organismo. Podem ter contato com o nosso corpo pela via respiratória, nas formas de poeira, fumos, gases ou vapores, pela pele ou até mesmo por ingestão. As pessoas que usam as substâncias químicas, gases, líquidos ou sólidos devem conhecer a classificação das mesmas, que são solventes orgânicos, materiais explosivos, irritantes ao olho, pele, entre outros. Mas também materiais corrosivos, tóxicos ou cáusticos. Estes materiais tem de ser manipulados em locais adequados, para que exista segurança tanto para o operador, quanto para o meio ambiente. No final, então, é preciso que existam cuidados com o descarte dos materiais.

        Em se tratando de riscos biológicos, podemos concluir que são amostrar que vem de seres vivos como bactérias, animais, seres humanos, parasitas, fungos, plantas, entre outros. Pode-se citar o sangue, peças cirúrgicas, biópsias, urina, escarro, saliva, entre outras secreções também.

        Podemos considerar que são riscos de acidentes qualquer item que ponha em risco um aluno, um trabalhador ou qualquer pessoa que esteja dentro do laboratório ou qualquer lugar de trabalho onde seja aplicada a biossegurança. Equipamentos sem proteção, risco de incêndio ou até mesmo explosão, arranjo físico e armazenamento de materiais inadequadamente são exemplos de riscos de acidente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.8 Kb)   pdf (336.4 Kb)   docx (286.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com