TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biosegurança

Por:   •  14/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.212 Palavras (5 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 5

BIOSEGURANÇA

CÓDIGO SANITÁRIO/ SEGURANÇA DO TRABALHO

  • O Código Sanitário estabelece uma série de normas técnicas de como deveria ser a montagem de um laboratório de prótese.
  • A insalubridade do técnico em prótese se aproxima com as dos trabalhadores em minas subterrâneas de diversos minerais.
  • Mas a silicose e as pneumogonioses, vem do acumulo de pousa de sílica nos alveolas pulmonares, tornando cada vez menos o fluxo de oxigenação do sangue realizado nos pulmões.

 AONDE ESTA A SÍLICA

 Na maioria dos produtos odontológicos tais como gessos, revestimentos (mesmo os fosfatos) cerâmicas a base dos trabalhos realizados em laboratórios de prótese.

Gases que emanam dos vapores das ligas metálicas quando colocamos os maçaricos para derretê-las em nossos cadinhos?

Tudo isso influência diretamente no conceito sobre a doença respiratória.

Asma, pneumoniose, bronquite crônica, pneumonite e neoplasias, (câncer) podem ocorrer no ambiente de um laboratório de prótese.

ALGUMAS MEDIDAS DEVEM E PRECISAM SER TOMADAS PELO TPD

  • Uso de mascaras novas trocadas de a 4 vezes por dia
  • Uso obrigatório de aspiradores de pós-decorrentes, por exemplo, do ato de uma simples troquelização em gesso tipo Iv /Iv.
  • Equipamentos de alta potência estão disponíveis no mercado e sua presença no local mais próximo possível do ponto de trabalho é fundamental.
  • Na manipulação dos revestimentos para fazer os anéis de fundição à quantidade de sílica é ainda mais critica.
  • Mais prudente seria a colocação de uma coifa que cobrisse e que aspirasse todo ar para cima e o jogasse para fora do ambiente de trabalho.
  • A simples presença de um ar condicionado central não resolve o problema, pois a questão é o que esta circulando por too o laboratório.
  • Sendo necessário tanto um sistema aspiração de pós, circulantes, como um de renovação do ar.
  • Mas antes de falar só da sílica e de seus derivados, devemos considerar também os vapores exalados do líquido das resinas acrílicas.
  • Seja qual for à etapa de manipulação considerada
  • Não se esquecer de que o monômero em excine pode aparecer na fase de polimento das resinas acrílicas, bem como na remoção de excinos apen á primagem.

DEMATITE DE CONTATO

         Existem profissionais que possuem maior propensão a desenvolver dismatite de contato.

Pela manipulação de diversos produtos usados na confecção dos diversos tipos de prótese.

Monômeros de resina, gessos, alginatos, revestimentos cadislo acido de ataque ultralitico, limpesa de armações de CrCo, áqua regia.

QUEIMADURAS

As queimaduras nas mãos e nos braços por pedaços incandescentes de ligas recém-injetadas nos anéis ou decorrentes de desgastes das peças.

Uso de luva grossa de plástico.

Nos trabalhos de maior precisão e Menor risco , como nos encerramentos de inscrutações ou uso de luvas de exame ( como as dos CDS) torna-se fundamental.

Na maioria dos trabalhos que realizamos nos laboratórios usamos os motores de baixa média e alta rotação.

A aplicação das brocas sobre o gesso metdis, resinas, cerâmica e etc...

Vão gerar fragmentos que possa pela nossa posição de trabalho se dirigir diretamente aos olhos.

Podendo gerar lesões simples como a presença de cospos estranhos, queimaduras na córnea/cristalino e até mesmo lesões perfurantes que podem comprometer parcial ou totalmente o (s) olho(s) afetado(s) impedindo ou dificultando bastante a continuidade do exercício profissional.

ACIDENTE OCULAR

-Lavar o olho com a água ou soro fisiológico, em abundância.

-Não remover corpo estranho

-Proteger o olho

-Transportar a vitima para atendimento médico.

Não se deve esquecer também o pessoal envolvido no uso de politrizes e jatos de areia/ óxido de alumínio ou mesmo do ajuste de um copping metálico ou de uma cerâmica com excesso nas ameias.

Para a grande maioria destas possibilidades o uso de óculos protetor, com grande área de cobertura frontal e lateral é uma solução indicada.

A preservação da qualidade de visão é o uso de iluminação adequada nas bancadas de trabalho com lâmpadas que não esquentam o ambiente bem como permitam uma correta reprodução de cor.

Isso também vale para o teto do laboratório que deve ter uma iluminação adequada.

Quando os seus olhos se mostrarem cansados, dê uma parada no seu serviço, pois o fato de forçarmos locais muito pequenos o tempo todo com certeza nos trará problemas visuais ( que começam com dores de cabeça)no futuro.

Persistindo os sintomas, procure um oftalmologista. Usar óculos de correção em nada prejudicará seu desempenho profissional e lhe garantirá muitos anos de trabalhos na área.

DOENÇAS CAUSADAS POR OCASIONAMENTO

Tendinite é a lesão causada pelo esforço repetido, em uma área de trabalho pequena. O uso de talas, intervalos no trabalho e a execução de exercícios restaurados das funções tem sido algumas das soluções encontradas para estes profissionais.

Podemos associar estes fatos com o trabalho em um laboratório de prótese (encerramento de peças, aplicação de cerâmica, entre outros ).

Sim, isto é um fato e o ortopedista cada vez mais tem atendido TPDS com lesões pelo esforço repetitivo (LER).

DOENÇAS NUTRICIONAIS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (59 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com