TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conclusão

Por:   •  28/4/2016  •  Bibliografia  •  1.659 Palavras (7 Páginas)  •  451 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

ICBS – Departamento de Odontologia

Disciplina Introdução a Odontologia – 1º  Período

CAMPOS DE ATUAÇÃO – ENTREVISTAS COM PROFISSIONAIS

Ana Maura Teixeira Santos

Ana Paula de Moura Severo

Julia Carina Nepomuceno Moreira

Lethicia Pires Procópio

Lucio Henrique Campolina Diniz Filho

Thais Carolina Januaria de Mattos

2016

INTRODUÇÃO

        Através de entrevistas com especialistas na área odontológica de Implante e Cirurgia, foi possível conhecer e entender melhor sobre o assunto. Os entrevistados foram os mestres Fernando Mauad e Elton Gonçalves. Durante as entrevistas, realizadas pessoalmente, os professores foram atenciosos e prestativos, sendo possível para o grupo compreender as características da área em questão.

        A Implantodontia é a especialidade que tem como objetivo a implantação na mandíbula e na maxila, de materiais aloplasticos destinados a suportar próteses unitárias, parciais ou removíveis e prótese total.  Um especialista em implantodontia pode atuar em diversas áreas, tais como:
diagnóstico das estruturas ósseas dos maxilares; diagnóstico das alterações das mucosas bucais, e das estruturas de suporte dos elementos dentários; técnicas e procedimentos de laboratório relativos aos diferentes tipos de prótese a serem executados sobre os implantes; técnicas cirúrgicas específicas ou usuais nas colocações de implantes; manutenção e controle dos implantes.

        A área de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Faciais é a especialidade que tem como objetivo o diagnóstico e o tratamento cirúrgico e coadjuvante das doenças, traumatismos, lesões e anomalias congênitas e adquiridas do aparelho mastigatório e anexos, e estruturas crânio-faciais associadas.
As áreas de competência para atuação do especialista em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Faciais incluem: Implantes, enxertos, transplantes e reimplantes; biópsias; cirurgia com finalidade protética; cirurgia com finalidade ortodôntica; cirurgia ortognática; e, tratamento cirúrgico de cistos, afecções radiculares e periradiculares; doenças das glândulas salivares; doenças da articulação têmporo-mandibular; lesões de origem traumática na área buco-maxilo-facial; malformações congênitas ou adquiridas dos maxilares e da mandíbula; tumores benignos da cavidade bucal; tumores malignos da cavidade bucal, quando o especialista deverá atuar integrado em equipe de oncologista; e, de distúrbio neurológico, com manisfestação maxilo-facial, em colaboração com neurologista ou neurocirurgião.

        Dentro dessas duas especialidade, de Implante e Cirurgia foram citados recursos como uso de próteses dentárias, correções cirúrgicas, estética e até mesmo utilização de biomateriais. A origem e o futuro dos implantes odontológicos também foram assuntos abordados na entrevista. A origem vem de tempos remotos onde ainda não se conhecia a fisiologia do funcionamento dos dentes. Ao contrário disso, hoje em dia a área caminha para a expansão e o desenvolvimento tecnológico, utilização de novos materiais e procedimentos menos invasivos.

        Além dessas duas especialidades e algumas outras existentes já há algum tempo na Odontologia, o Conselho Federal de Odontologia reconheceu, em outubro de 2015 mais algumas novas especialidades, são elas: a Acupuntura, Homeopatia, Odontologia do Esporte e Odontologia Hospitalar.

        O grupo todo participou de forma conjunta e colaborativa para a realização do trabalho da melhor forma possível, tendo todos participado de todas as etapas.

Entrevistado 1

Entrevistado 2

Nome

Fernando Mauad

Elton Gonçalves

Ano de Formatura

1999

1983

Graduação

Faculdade de Itaúna

PUC Minas

Onde Especializou

Implante - PUC; Cirurgia - FHEMIG

Implante - MG

Tempo Especialidade

2 anos; 2 anos

22 anos

Outra Especialidade

Periodontia e Odontologia Legal

Prótese e Periodontia

 

  1. O que caracteriza a sua especialidade?

Entrevistado 1: “Correções cirúrgicas, reconstruções ósseas.”

Entrevistado 2: “Especialidade mais importante da odontologia e que agrupa o conhecimento de todas as outras especialidades. Juntou a prótese, cirurgia, periodontia, biomateriais, e veio para modificar completamente a forma de ver a odontologia nos últimos 30 anos.”

  1. Você conhece a origem da sua especialidade?

Entrevistado 1: “Sim, desde a época de cirurgiões barbeiros quando as pessoas iam fazer a barba e aproveitavam para tirar dentes.”

Entrevistado 2: “Sim, originária dos países nórdicos, se não me engano na Suécia, por um professor que também era um médico sueco, Branemark, um pesquisador de biologia óssea e professor de anatomia. Avaliava crescimento ósseo através de tubinhos, tendo diferentes metais, como aço carbono, aço cirúrgico, que é um aço especial, e o titânio. Descobriu que o tubo de titânio não soltava do osso, ficando fixo a ele. Historicamente já existia o implante, com parafusos, agulhas, que não funcionava, a implantodontia prévia a história da ósseo integração. Foi feita uma espécie de implante com esses metais, que se chamou Sistema Branemark, que foi muito utilizado nesse época pois nesses países tinham muitas pessoas de idade desdentadas. Os implantes foram divulgados mundialmente no inicio dos anos 80.”

  1. Quais as competências e habilidades que um especialista da sua área deve desenvolver?

Entrevistado 1: “Destreza manual, paciência, sangue frio, saber ouvir o paciente.”

Entrevistado 2: “Pessoa preparada para associar essas especialidades, ter um profundo conhecimento de toda a área biológica, cirúrgica, a parte sistêmica é muito importante. Depois tem toda a parte mecânica da prótese, estética, então na verdade é um profissional com conhecimento básico e clinico muito grande, é um bom profissional. Ele é como se fosse uma mistura de três ou quatro especialidades, que é o correto para desenvolver essa especialidade, sendo especialista em prótese, periodontia, talvez em cirurgia e claro, implantodontia. Além de tudo, ele tem que saber lidar com todas situações todas habilidades, ele tem que saber lidar com diferentes situações não só com o ponto de vista de introdução da especialidade de todo um contexto pro mercado, como formar um consultório, dirigir isso, e como colocar isso pra sociedade, a importância da especialidade para a reabilitação do povo brasileiro, existe possibilidade de ter implantodontia em todas as áreas.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (148.5 Kb)   docx (321.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com