TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manifestações bucais em pacientes portadores de Diabetes Mellitus: uma revisão sistemática

Por:   •  25/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  303 Palavras (2 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 2

Curso: Odontologia

Manifestações bucais em pacientes portadores de Diabetes Mellitus: uma revisão sistemática

A diabetes é uma doença que tem como característica principal o excesso de glicose no sangue, que se não for tratada pode apresentar doenças crônicas, como: problemas renais, vasculares entre outras.

A Diabetes Mellitus é classificada em Tipo 1 , que destrói a célula beta levando a deficiência de insulina e em Tipo 2 que é a mais freqüente, relacionada a fatores genéticos que causa a diminuição de secreção e resistência a insulina. O individuo portador dessa doença apresenta também alterações bucais, que cabe ao Cirurgião-Dentista, observar que, o diagnostico precoce evita que esse problema se agrave. São várias as alterações bucais que se pode ter como, por exemplo: Candidíase erimatosa, Xerostomia e Varicosidade Lingual. Por isso que o conhecimento de alterações bucais é de sume importância para um diagnóstico precoce da doença.

No método, o critério de inclusão foi levado em consideração artigos, relacionando diretamente Diabetes Mellitus e doenças da boca. E foram excluídos artigos relacionando Diabetes Mellitus com a Doença Periodontal e artigos repetidos nas bases de dados.

A estratégia em busca de artigos resultou em 1664 artigos que, depois de aplicados artigos de inclusão/exclusão obteve-se um resultado de 30 artigos para compor a revisão. As manifestações associados com Diabetes Mellitus em 20 estudos. Os desfechos relacionados foram candidíase, hipossalivação, línquem plano bucal, estomatite por dentadura e lesões liguais.

Pesquisadores de nível global estão preocupados com estudos que relacionam Diabetes Mellitus com doenças bucais, pois o mesmo pode desencadear problemas sistêmicos e bucais.

Diante do exposto, candidíase e hipossalivação foram as alterações mais predominantes em pacientes com diabetes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (38.4 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com