TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Hábitos de Sucção

Por:   •  17/1/2019  •  Resenha  •  800 Palavras (4 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI [pic 1][pic 2]

FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA

Disciplina Informação Científica: Acesso, organização e produção

Hábitos de Succção

Produzindo texto (Word) com Endnote
(Avaliação 03)

Professor Marcus Henrique Canuto
Discente: Ana Luiza de Assis Avelino

                                                            Diamantina, novembro de 2018

Hábitos de sucção podem ser classificados em hábitos nutritivos e não nutritivos. Os hábitos nutritivos têm a função de ofertar alimentação para a criança, exemplo aleitamento materno ou mamadeira. O hábito não nutritivo é um comportamento onde a criança apresenta uma necessidade/desejo de sugar algo, exemplo chupeta ou dedo.

O hábito não nutritivo muitas vezes está relacionado a necessidade de fatores fisiológicos e psicológicos. Frequência, intensidade e duração devem ser observadas porque a presença desses hábitos pode causar alteração na oclusão dentária e no desenvolvimento de estruturas da face.

Em estudo realizado em Cuba, observou-se que quando as crianças conheciam quais as possíveis consequências do uso prologado de hábitos sucção digital, a maioria abandonava o vício em chupar dedo. (1) Mostrando a efetividade de programas educacionais/preventivos bem realizados.

Outra forma de paralisar o costume do dedo é o com a utilização da grade palatina, que é um aparelho ortodôntico que se instala na maxila/mandíbula com o intuito de não permitir que o dedo fique em boca. Pode ser utilizada em dentadura mista ou decídua, onde verificou excelente efetividade para o tratamento. (2)

Existem algumas alterações dentárias se autocorrigem com a remoção do hábito. A mordida aberta ocasionada pelo uso da chupeta pode fechar espontaneamente com a retirada do hábito.(3)

Questões culturais também podem influenciar nos hábitos de sucção. A prevalência do uso de bico em meninas iranianas é menor quando comparado a estudos realizados nos EUA.(4)

A escolaridade da mãe (5) e crianças com quatro ou mais irmãos(4) são fatores de proteção para a criação de hábitos de sucção. Em contra partida o uso de aleitamento misto, aleitamento artificial ou amamentação em curto período são fatores de risco para determinar o uso de chupeta.(4, 5)

O aleitamento materno é um fator muito importante na determinação de hábitos deletérios. Mães que tem melhor condição socioeconômica e mais tempo de estudo tendem a amamentar mais, esse fato pode ser explicado pelo conhecimento da necessidade e a importância do leite materno.(5) Bebes de 12 meses que fazem o uso de aleitamento artificial têm maior risco em criar o hábito de sucção de dedo quando comparada a bebes de aleitamento materno exclusivo(6), esse fato demostra a importância do aleitamento materno para prevenção de hábitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (113.7 Kb)   docx (27.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com