TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula de Shiatsu

Por:   •  8/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  7.892 Palavras (32 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 32

Turma de Massoterapia – Técnica de Shiatsu

CRONOGRAMA:

1- História do Shiatsu

2- Conceito do Shiatsu

3- Ki: Energia Vital

4- Yin e Yang

5- Sistema Zang - Fu

6- Principais meridianos

7- Os 5 elementos

8- Efeitos do Shiatsu

9- Contraindicação

10- Aplicação do Shiatu

HISTÓRIA DO SHIATSU

A história do Shiatsu tem como base as técnicas utilizadas na antiga China, local onde nasceram os princípios básicos da Medicina Oriental.

A MTC (Medicina Tradicional Chinesa) leva em consideração princípios em relação a tudo o que nos rodeia, como por exemplo: a cultura, arte e filosofia, sendo estes aceitos universais.

Existem dados acerca da acupuntura que datam de 2500 A.C., mas o tratado mais antigo é o Nei Ching ( O Livro do Imperador Amarelo, sobre Medicina  - Huang Ti Nei Ching Su Wen, nome original), escrito pelo Huang Ti. Esta obra tem um valor enorme para a medicina oriental sendo atualmente utilizado como recurso corrente da medicina oriental.


Desta forma, a massagem começa a ser reconhecida como uma das quatro formas clássicas de tratamento médico, juntamente com a acupuntura, a moxabustão e a fitoterapia.

No Japão, a combinação entre a MTC e Tao Yinn (Do-in) e um conjunto de várias técnicas  - cura pela vibração das mãos, pressão e massagens em pontos – coletivamente conhecidas como Anma, resultou num sistema sistema que apresentava uma certa semelhança com o Shiatsu como o conhecemos hoje. Aos poucos, contudo, o Anma ficou restrito ao tratamento de simples tensões musculares, até que no século XX, passou a ser autorizado apenas como meio de proporcionar prazer e conforto.

No entanto, continuavam existindo muitos terapeutas de Anma que baseavam seu trabalho na teoria original, e que cunharam o nome de Shiatsu para escapar das restrições regulatórias aplicadas ao Anma. O Shiatsu foi oficialmente reconhecido pelo governo japonês como forma de terapia em meados da década de 50. 

Foi com Tokujiro Namikoshi que o Shiatsu teve o seu reconhecimento.  Com sete anos Namikoshi tratou com fricções e compressões a Mãe, que sofria de artrite.       Mais tarde, com esforço, desenvolveu a sua técnica, e em 1925 fundou o Instituto de Terapia Shiatsu, em Hokaido e o Instituto Shiatsu no Japão (1.940). O sucesso de Namikoshi deveu-se, sem duvida, à combinação de sua evidente sensibilidade tátil com o empenho em conciliar o Shiatsu e a medicina ocidental. Dessa forma, seu método beneficiou-se da tendência geral para ocidentalização.

Entre os dois extremos, há varias escolas japonesas de acupuntura que ensinam o Shiatsu como pré-requisito para o estudo da acupuntura. No final das contas, a eficácia do Shiatsu depende mais da atitude, da competência e da sintonia do praticante do que de um método especial.

Conceito do Shiatsu

Shiatsu é uma técnica japonesa que aborda a condição músculo-esquelético e orgânico, com o intuito de prevenir doenças devolvendo a resistência natural do corpo a elas.


Shiatsu é uma palavra japonesa composta de dois caracteres (指圧), onde “shi”significa dedo e “atsu” pressão.

É uma técnica de grande potencial preventivo, pois, ao elevar e harmonizar a energia interna, equilibra o funcionamento dos órgãos, fortalecendo a pessoa como um todo e aumentando a sua resistência natural às doenças.

Tem como base a filosofia da MTC (Medicina Tradicional Chinesa) que leva em consideração conceitos de energia (Qi ou Ki) e suas polaridades (YIN e YANG), os canais pelos quais fluem a energia chamados de Meridianos (Jing Luo) e a Teoria dos 5 elementos da natureza que tem grande influencia em nossas vidas (Água, Madeira, Fogo, Terra e Metal).


Definição de acordo com Ministério da Saúde e Bem-estar do Japão:

“A terapia Shiatsu é uma forma de manipulação executada com os polegares, com os dedos em geral e com as palmas das mãos, sem empregar nenhum instrumento, mecânico ou não, para exercer pressão sobre a pele humana, visando corrigir o mau funcionamento interno, promover e manter a saúde e tratar de doenças específicas.”


 

Ki: ENERGIA VITAL

 A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) considera a função do corpo e da mente como o resultado da interação de determinadas substâncias vitais. Essas substâncias manifestam-se em vários níveis, de maneira que algumas delas são muito rarefeitas e outras totalmente imateriais. O corpo e a mente não são vistos como um mecanismo, mas como um círculo de energia e substâncias vitais interagindo uns com os outros para formar o organismo. A base de tudo é o Ki: todas as outras substâncias vitais são manifestações do Ki em vários graus de materialidade, variando do completamente material, tal como os fluídos corpóreos, para o totalmente imaterial como a mente.

Qui ou Chi em chinês, Ki em japonês, Prana em indu são sinônimos para definir “Energia”.

Ki na medicina oriental tradicional é  classificada como “uma força de vida” ou “a energia da vida” que forma a nossa estrutura física e regula a estabilidade emocional, mental e espiritual.

Xue é o nome dado ao sangue, uma forma de Ki mais denso e material, portanto, mais yin. Sua função é nutrir e umedecer todas as funções de características yin.



O fluxo do Ki pode ser alterado por vários fatores, como um trauma externo, tal como um ferimento, ou o trauma interno como a depressão ou o stress.
Através do toque, essencial nesta terapia, a energia vital é regulada fazendo com que o bem-estar físico e psicológico volte ao indivíduo.

YIN E YANG


 Tudo começou com o Tao, origem de todos os fenómenos. O Tao manifesta-se como a energia vital, ou Ki.
Ki está presente em todas as coisas, sem um princípio ou um fim. Tudo é Ki, assim como Ki é tudo. Na filosofia oriental, tudo aquilo que podemos imaginar é uma manifestação do Ki (pensamento, amor, pedra, terra, metal, calor, etc.).


A energia Ki pode ser classificada em duas polaridades:

YIN – negativo – escuro

YANG – positivo – claro

Segundo os ideogramas chineses Yin e Yang são apresentados como uma montanha que apresenta um lado assombreado pelas nuvens e outro iluminado pelo sol, assim o yin representa o lado escuro da montanha e o Yang o lado iluminado. A partir desses aspectos podemos entender Yin e Yang como um ciclo ativo das manifestações de todos os fenômenos do universo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (52.5 Kb)   pdf (371.6 Kb)   docx (328.3 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com