TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Bacteriological and experimental study

Por:   •  9/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.972 Palavras (16 Páginas)  •  441 Visualizações

Página 1 de 16

universidade regional de blumenau[a]

centro de ciênicas da saúde [b]

medicina veterinária[c]

ágata aline mota dal pont

janiny maria zimerman

julia camila fernandes

suellen ventura [d]

malassezia canina [e]

blumenau[f]

2018 [g]


ágata aline mota dal pont

janiny maria zimerman

julia camila fernandes

suellen ventura [h]

[i]

malassezia canina [j]

Relatório apresentada ao Curso de Graduação em Medicina Veterinária do Centro Ciências da Saúde a Fundação Universidade Regional de Blumenau[k], como requisito parcial para a obtenção de nota na matéria de Microbiologia Veterinária II.

Prof. Dr. Thiago Neves Batista

blumenau[l]

2018[m][n]


[o][p][q][r][s]sumário[t]

1        introdução        4

2        revisão de literatura        7

2.1        DIAGNÓSTICO LABORATORIAL:        8

2.2        TRATAMENTO:        10

3        relato de caso        11

3.1        ANAMNESE        11

3.2        EXAME CLÍNICO        11

3.3        COLETA DE MATERIAIS        11

4        CONCLUSão E RECOMENDAÇÕES        13

referências        14

[u]


  1. introdução[v]

A pele é o maior órgão do corpo e funciona como uma barreira que fornece proteção contra lesões fisícas, químicas e biológicas. Possui componentes sensoriais que percebem calor, frio, prurido, dor, pressão e toque. É sinérgica como os sistemas internos, refletindo seus processos patologicos (SCOTT, MILLER; GRIFFIN, 1996).

Suas afeções tem grande importância na clínica médica de cães e gatos, representando cerca de 30 a 40% dos casos presenciados. Suas principais dermatopatias são em ordem decrescentes são as bacterianas, parasitárias e fúngicas (MENESES, 2000; WILLENSE, 2000).

Dentre os agentes etiológicos, as principais bactérias são dos gêneros Staphyloococcus e Streptococcus, sendo destacaque a espécie Staphylococcus pseudointermedius que é responsável pela maior parte dos casos dermatológicos.

A importância das leveduras do gênero Malassezia vem aumentando a partir de seu reconhecimento como importantes patógenos tanto em pacientes imunocompetentes como empacientes com algum tipo de imunodepressão (ZAITZ et al., 2000).

Sobre as micoses cutâneas a mais corriqueira se destaca a dermatite causada por Malassezia sp. A espécie do fungo responsável por desenvolver a doença é a Malassezia pachydermatis, tal fungo é normalmente encontrado em quantidades controladas no meato acústico externo e em outros locais úmidos que sejam proprício para seu desenvolvimento. Em geral, os fungos estao onipresentes no nosso ambiente, mas apenas alguns deles tem a capacidade de provocar processsos patológicos nos animais (MEDLEAU;HNILICA 2009).

As dermatites se desenvolvem quando há reações de hipersensibilidade ao microrganismo ou crescimento cutâneo excessivo. Nos cães, quase sempre a proliferação excessiva de Malassezia estará associada a uma causa primária, assim como por exemplo, as atopias, alergias alimentares, doenças endócrinas e metábolicas, distúrbios de queratinização ou pelo uso prolongado de corticosteróides (MEDLEAU; HNILICA, 2009).

Para o diagnóstico de Malasseziose deverá ser realizado cultura e citologia onde é avaliado o número de leveduras do material coletado a partir de fita adesiva ou imprint cutâneo. O crescimento excessivo o fungo será confirmado pelo achado com mais que dois brotamentos redondos-ovais por campo no aumento de 100x (MEDLEAU, HNILICA, 2009).

Na análise de cultura são observadas as características morfológicas na Malassezia onde apresenta o aspecto leveduriforme, côncavas de cor creme e fosca. Sua microscopia possuem formato oval e apresenta brotamento repetitivo e um bom crescimento em meio simples Ágar Sabouraud sem a necessidade de acrescentar ácidos graxos (GUILLOT et al. 1996).

Uma outra ferramenta que pode ser usada para diagnóstico fúngico é a lâmpada de Wood que será passada sobre o pelo do paciente. É um teste feito a partir da emissão de raio ultavioleta que quando entra em contato com o fungo, se apresenta de coloração esverdeada. O ambiente deve ter pouca iliminação para ser melhor a vizualização do diagnóstico, porém pode apresentar falso-positivo, poís resíduos de iodo, pomadas e outros componentes podem florescer na presença da luz (KEFALIDOU et al., 1997).

O objetivo desse trabalho foi conhecer as tècnicas e os testes diagnósticos para Malasseziose, os materias mais utilizados para coleta de amostras identificar e diferenciar microscopicamente e macroscopicamente as estruturas fúngicas.

As leveduras do gênero Malassezia são patógenos oportunistas do meato acústico externo de cães e gatos, podendo também ser encontradas na pele, reto, sacos anais e vagina. Nos animais, segundo WEIDMAN (1990) a sua presença está relacionada principalmente às otites externas nos carnívoros domésticos, além de relatos em animais selvagens (GUSTAFSON, 1955; RANDJANDICHE, 1979).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.2 Kb)   pdf (189.5 Kb)   docx (26.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com