TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A UROGRAFIA EXCRETORA

Por:   •  22/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.616 Palavras (11 Páginas)  •  455 Visualizações

Página 1 de 11

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE RIO PRETO – UNIRP

AMANDA

CAMILA

JULIA

PATRÍCIA

REBECA

VIVIAN

 UROGRAFIA EXCRETORA

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

2016

AMANDA

CAMILA

JULIA

KELLY

PATRÍCIA

REBECA

VIVIAN

  UROGRAFIA EXCRETORA

Trabalho para composição de nota semestral da matéria de Diagnóstico por Imagem do Curso Medicina Veterinária do Centro Universitário de Rio Preto – UNIRP.

Professora: Stephanie Fernandez

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

2016

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo apresentar os mecanismos da urografia excretora, exame utilizado na rotina veterinária onde utiliza a radiografia contrastada para avaliar o sistema urinário. Com capacidade de produzir boas radiografias do abdome e auxílio em diagnóstico.Tendo como importância em suspeita de anormalidades que afetam o trato urinário.

Palavras-Chave: Urografia excretora. Radiografia contrastada. Sistema urinário.

ABSTRACT

This study aims to present the mechanisms of excretory urography, examination used in veterinary medicine which uses contrast radiography to evaluate the urinary system. With capacity to produce good X-rays of the abdomen and aid in diagnosis. With the importance of suspected abnormalities that affect the urinary tract.

Keywords: Excretory urography. Contrast radiography. Urinary system.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO..........................................................................................4

1TÉCNICA DE PROCEDIMENTO DE IMAGEM.....................................5

1.1 Técnica de Infusão Rápida de Pequeno Volume...............................................5

1.2 Técnica de Infusão Lenta de Pequeno Volume sem Compressão Abdominal...................................................................................................................5

1.3 Técnica de Infusão de Gotejamento de Grande Volume..................................6

2CONTRASTE.........................................................................................6

2.1 Dosagem...............................................................................................................6

3INDICAÇÕES.........................................................................................7

4CONTRAINDICAÇÕES.........................................................................7

5IMAGENS RADIOGRÁFICAS...............................................................7

6CONCLUSÃO......................................................................................10

REFERÊNCIAS......................................................................................12


INTRODUÇÃO

O sistema urinário pode ser delineado através da radiografia contrastada, fornecendo informações sobre localização, forma e função qualitativa, sendo utilizada com frequência para estudos detalhados, pois as radiografias simples apresentam visualização limitada.

O par de rins se situa no espaço retroperitoneal, possuindo opacidade de tecido mole, a aparência radiográfica dos rins depende da postura do animal, pois há variações e durante a respiração a posição dos rins é alterada pelos movimentos do diafragma. O rim direito se localiza entre a décima terceira vértebra torácica e a terceira vértebra lombar. O rim esquerdo se localiza entre a segunda e quinta vértebras lombares. No gato, estão mais caudalmente do que no cão. Em estudos contrastados os rins possuem córtices renais opacos, pois são bem visualizados. Os canais coletores se estendem para o interior da medula, devem ser visualizados junto com a pelve. A excreção do meio de contraste depende da taxa de filtração glomerular. Exame clínico e laboratorial deve preceder a radiografia em casos que há suspeita de má função urinária. A ausência de uma sombra renal pode significar ausência de um rim ou incapacidade de um rim em excretar o contraste.

Os ureteres são um par de estruturas tubulares que levam urina dos rins à bexiga. Em radiografia simples não é visualizado os ureteres normais. São delineados por meio de contraste, fluindo entre a pelve renal e bexiga durante a urografia intravenosa. Devem ser inteiros visualizados quando houver a compressão, pois, ela causa um grau de dilatação nos ureteres. Em cães jovens, quando ocorre a incontinência urinária que pode ser causada pelo ureter ectópico congênito, através da urografia excretora pode ser demonstrado esse tipo de anormalidade. São exemplos de anormalidades, quando visualiza o ureter contornando a bexiga e esvaziando-se no interior da vagina ou um ureter penetrando no local normal da bexiga e passar no interior da submucosa em abertura anormal.

O objetivo deste trabalho visa demonstrar pela urografia excretora, as técnicas e procedimento de imagem, tipo de contraste e suas características do exame radiográfico contrastado, servindo como diagnóstico auxiliar e mais preciso na detecção do trato urinário, bem como, visualizar a funcionalidade dos órgãos.

1 TÉCNICA DE PROCEDIMENTO DE IMAGEM

Após exame médico do paciente, os testes patológicos clínicos padrões devem ser feitos, também é necessário de avaliação geral de radiografias recentes do abdome. Deve-se ficar em jejum por 24 horas, se o paciente não estiver severamente desidratado, e se pode tolerar uma restrição de água, fazer restrição aquosa por 12 horas. Fazer lavagem intestinal. Para a lavagem é preferível usar solução salina isotônica, com este procedimento será completa a evacuação e terá menos gás residual. A sedação ou a anestesia geral facilitam, mas devido às condições do paciente em caso de contra-indicações devem ser evitadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (678.5 Kb)   docx (601.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com