TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biossegurança

Por:   •  21/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.754 Palavras (8 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 8
  1. Introdução á Biossegurança

 Definições:

1.1 Biossegurança

Biossegurança é o conjunto de ações voltadas para a prevenção, e proteção do trabalhador, minimização de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, visando à saúde do homem, dos animais, a preservação do meio ambiente e a qualidade dos resultados

1.2 Saúde  

Saúde é um estado de completo bem estar físico, mental e social, e não somente a ausência de doenças ou enfermidades

1.3 Higiene.

Conjunto de normas criadas com a finalidade de prevenir a doença, tornando a vida mais saudável

Fonte: http://online.unip.br/disciplina/detalhes/6398

  1. Acidentes de trabalho.
  1.  Causas, prevenção e combate.

Causas:

Cansaço:

O cansaço é uma das principais causas de acidentes de trabalho.Quando você está cansado, não está tão alerta e consciente. Você pode sonhar ou se distrair mais fácil do que quando está bem descansado. 

Prevenções:

A conscientização e a formação dos trabalhadores no local de trabalho são a melhor forma de prevenir acidentes. A isso devemos acrescentar a aplicação das medidas de segurança coletivas e individuais inerente á atividade desenvolvida.

Combate:

Intensificar e fiscalizar as ações e organizar campanhas de combate a acidentes de trabalho.

(Fonte: http://www.conarem.com.br/literatura-tecnica/prevencao-de-acidentes-no-trabalho/)

  1.  Atos e condições inseguras (o que é e exemplos).

Ato Inseguro

É todo ato consciente ou não, capaz de provocar algum dano ao trabalhador, aos seus companheiros ou a máquinas, materiais ou equipamentos, estando diretamente relacionado à falha humana.

Situações relacionadas ao Ato Inseguro:

– Trabalhos em altura, sem o uso do cinto de segurança.

– Brincadeiras, zoadeiras, brigas, farras ou correria no local de trabalho.

– Trabalhador com sono operando equipamento.

– Uso de equipamentos de forma inadequada.

Condições Inseguras

São aquelas que, presentes no ambiente de trabalham e colocam em risco a integridade física e/ou mental do trabalhador.

É gerada no local de trabalho, e geralmente acontece alheio a vontade do trabalhador.

Exemplos:

– Máquina sem proteção. 

– Falta de treinamento.

– Fios e cabos desencapados.

– Não possuir vestuário adequado ao trabalho.

(Fonte: ttp://www.ehow.com.br/principais-causas-acidentes-info_77254)

  1. Risco inerente e risco efetivo.

Risco Inerente

Característico do fator de risco. No caso de substâncias química, está relacionado com as propriedades químicas e físicas da mesma.

Risco efetivo

Probabilidade de contato com o fator de risco. Está diretamente relacionado com as condições de trabalho com o agente de risco

http://www.qui.ufmg.br/assets/docs/quimica/seguranca_quimica.pdf

  1. CIPA (comissão interna de prevenção de acidentes).
  1. Conceito.

CIPA significa Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. Tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhado

  1. atuação

A CIPA terá por atribuição identificar os riscos do processo de trabalho, e elaborar o mapa de riscos, com a participação do maior número de trabalhadores

  1. Funcionamento.

A CIPA terá reuniões ordinárias mensais, de acordo com o calendário preestabelecido. As reuniões ordinárias da CIPA serão realizadas durante o expediente normal da empresa e em local apropriado. As reuniões da CIPA terão atas assinadas pelos presentes com encaminhamento de cópias para todos os membros. As atas ficarão no estabelecimento à disposição dos Agentes da Inspeção do Trabalho - AIT.

  1. Riscos físicos
  1. Calor e frio

Frio: Podem ocorrer em individuos que estão saudaveis durante a exposição ocupacional ao frio. acontece quando as perdas de calor superam os ganhos.

Calor: A exposição ao calor ocorre em muitos tipos de industria. Prevalecem aquela que implicam alta carga radiante sobre o trabalhador, e essa é a parcela frequentemente dominante na sobrecarga térmica que vem a se instalar, todavia, muitas atividades com carga radiante moderada, porém são acompanhadas de altas taxas metabólicas

  1. Equipamentos

As máquinas e equipamentos utilizados pelas empresas produzem ruídos que podem atingir níveis excessivos, podendo a curto, médio e longo prazo provocar sérios prejuizos á saúde. Dependendo do tempo de exposição, nível sonoro e da sensibilidade individual, as alterações danosas poderão manifestar- se imediatamente ou gradualmente.

  1. Riscos químicos e Riscos biológicos
  1. Agentes químicos como fatores de risco.

Consideram - se agentes de risco quimico as substâncias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo do trabalhador pela via respiratória, nas formas de poeiras, gases, neblinas, névoas ou vapores, ou seja, pela natureza da atividade, de exposição, possam ter contato ou ser absorvido pelo organismo através da pele ou ingestão.

  1. Material biológico como fatores de risco.

Todo material que contenha informação genética e seja capaz de auto-reprodução ou de ser reproduzido em um sistema biológico. Inclui os organismos cultiváveis e microorganismos (entre eles bactérias, fungos fi lamentosos, leveduras e protozoários), as células humanas, animais e vegetais, as partes replicáveis destes organismos e células (bibliotecas genômicas, plasmídeos, vírus e fragmentos de DNA clonado), príons e os organismos ainda não cultivados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (136.7 Kb)   docx (303.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com