TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Ocorre o Câncer

Por:   •  7/3/2019  •  Resenha  •  845 Palavras (4 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 4

                                    CÂNCER

       O câncer é uma replicação falha e descontrolada do DNA, o que desencadeia seu desenvolvimento são as alterações na atividade dos reguladores do ciclo celular, esses reguladores tem a função de impedir com que células defeituosas se multipliquem e uma falha neles pode causar o câncer que seria justamente um crescimento desordenado de células com defeito e, na maioria das vezes essas alterações na atividade ocorrem devido a mutações nos genes que codificam as proteínas reguladoras e inibidoras do ciclo celular, essas mutações podem ser tanto por agentes externos como cigarro, exposição ao sol e a radiação, bebida alcoólica ou internas como a própria genética.

     A célula cancerosa pode diferenciar-se da normal principalmente por conta do comportamento na divisão celular. Por exemplo, as células cancerosas ignoram os sinais para interromper sua divisão, uma célula normal para de crescer por inibição por contato, já as cancerosas continuam se dividindo e se empilhando em camadas irregulares.

     Outra característica das células cancerosas é a sua “imortalidade replicativa”, podem se dividir muito mais que uma célula sem defeito do corpo, e também essas células cancerosas podem multiplicar-se em cultura sem que sejam adicionados fatores de crescimento ou sinais de proteína que fazem o mesmo, elas têm a capacidade de fabricar os seus próprios fatores de crescimento.

   Há também outras características das células cancerosas que são muito especificas como a capacidade de migrar para outras partes do corpo (metástase), de promover o crescimento de novos vasos sanguíneos como fonte de oxigênio e nutriente às células tumorais (angiogênese), e elas também não se submetem à morte celular programada (apoptose).

    Proto-oncogenes são genes que normalmente ajudam às células a crescer. Quando um proto-oncogenese sofre mutações ou existem muitas copias do mesmo, torna-se um gene “ruim”, que pode ficar permanentemente ligado ou ativado quando não deveria ser assim. Quando isso acontece, a célula cresce fora de controle, o que pode levar ao câncer. Esse gene ruim é chamado de ONCOGENESE. Ou seja, os oncogenes são definidos como genes ligados ao surgimento de tumores, tanto malignos quanto benignos e são responsáveis por fazer com que a célula se divida fora do controle.

     Genes supressores de tumor são genes normais que retardam a divisão celular, reparam erros do DNA ou indicam quando as células devem morrer (processo conhecido como apoptose ou morte celular programada). Quando os genes supressores de tumor não funcionam corretamente, as células podem se desenvolver fora de controle, o que pode levar ao câncer. Uma diferença importante entre oncogenes e genes supressores de tumor é que os oncogenes resultam da ativação de proto-oncogenes, enquanto que os genes supressores de tumor provocam câncer quando eles são inativados.

    Um dos mais importantes supressores de tumor é a proteína p53, que desempenha um papel importante na resposta celular ao dano no DNA, ela tem três funções principais a de bloquear o ciclo, reparar o DNA e por fim se for preciso ela realiza a apoptose da celula. A p53 age primeiramente ao final de G1, onde ela bloqueia a progressão do ciclo celular em resposta a um DNA danificado e outras condições desfavoráveis, desencadeando a produção de um inibidor do ciclo celular. Essa pausa da tempo para o reparo do DNA, que também depende da p53, cuja segunda função é ativar as enzimas de reparação. Se o dano for concertado, a p53 irá liberar a célula, permitindo que ela continue através do ciclo celular, se o dano não for concertado ela ira desempenhar seu terceiro e ultimo papel que é de desencadear a apoptose, morte celular programada, de modo que o DNA danificado não seja passado adiante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (30.5 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com