TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Histoloiga

Por:   •  11/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  837 Palavras (4 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE ANHANGUERA DE ANÁPOLIS - FAA

Amanda Cristina Rodriguês de Oliveira – RA:8873421608

Ana Carolina Siqueira Soares – RA:9024453610

Bruna da Luz Oliveira – RA:9855492607

Diemes Vieira da Silva – RA:9048438145

Douglas Breno Lima Morais – RA:9020443640

Giselle Iulli Bessa Pedro – RA:9020445372

Higor Caixeta Cunha – RA:9096460905

João Marcos Costa Martins – RA:9020440630

Sandro Alves Pereira Filho – RA:9024447485

BIOESTATÍSTICA

MASTITE BOVINA

Trabalho apresentado ao curso de Medicina Veterinária da Faculdade Anhanguera, como trabalho complementar da nota da 1ª V.A. da Disciplina de Bioestatística, 1º período turma “A”

Profª. Kelly.

ANÁPOLIS

2014


Problema:

Quantas vacas contraíram mastite entre janeiro e setembro de 2014, as principais prevenções e a forma mais eficaz de combate na fazenda João da Silva situada no entorno da cidade de Pirenópolis-GO

Objetivo Geral:

Apresentar a quantidade de vacas que adquiriram mastite entre janeiro e setembro de 2014, as principais formas de prevenção e as devidas formas de combate na fazenda João da Silva.


Metodologia:

 A seguinte pesquisa foi feita após uma visita de campo com a presença de todos integrantes do grupo, sendo auxiliada pelo do proprietário Edgar José de Oliveira da fazenda João da Silva no entorno da cidade de Pirenópolis-GO. Em uma caderneta de controle coletamos dados da quantidade de vacas infectadas com a mastite, e a época de maior índice de contaminação foi notado a forma de manejo com os animais, foi relatado também formas de combates e prevenções. Foi tirado fotos e imagens para melhor entendimento e percepção do peito infectado. Utilizou-se algumas perguntas ao proprietário (questionário 1).

QUESTIONARIO 1

  1. Qual a principal forma de contaminação?
  2. Qual o maior índice de vacas infectadas encontrado no período de janeiro a setembro de 2014?
  3. Em qual estação do ano se nota a maior quantidade de vacas infectadas?
  4. Qual a quantidade de perda em litros de leite que da vaca doente?
  5. Qual a medicação que você utiliza?
  6. Quanto tempo se deve utilizar a medicação até que a bactéria seja totalmente eliminada? E que forma?

     


INTRODUÇÃO

A mastite bovina atinge mais o gado leiteiro ela e uma doença gerada por numerosos patógenos e uma ampla variedade e magnitude de respostas fisiológicas. Transmitida por vários tipos de bactérias e microrganismos afetando diretamente um ou mais peitos da vaca ocasionando a inflamação da glândula mamaria tornando o leite inutilizável para consumo humano ou pra qualquer outra variedade dele extraída.

Esse tipo de doença traz grandes prejuízos ao produtor, através da queda de produção leiteira, perda da qualidade do leite, maior custo de produção e o descarte prematuro de vacas com perda de um ou mais quartos mamários, que se tornam fibrosos e improdutivos sua magnitude varia conforme a intensidade do quadro e o agente causador. Uma vaca que produz em média 15 litros de leite diariamente perderá cerca de 2 a 5 litros de leite por peito infectado dependendo da gravidade.

Se não for feito o tratamento adequado a vaca poderá perder um ou mais peitos dependendo da quantidade que foi infectada e não tratada devidamente.

Alguns fatores de transmissão pode ser feita através do ambiente em que ela vive, falta de higiene da durante a ordenha, defeitos nas ordenhadeiras, má administração do sistema de ordenha, ferimentos nos tetos (peitos), irritação nos tetos, alta carga de patógenos no ambiente. Esse tipo de animal vive a maior parte do seu dia pastando (se alimentando) e deitada em descanso em ambiente aberto também sendo umas das principais formas de contaminação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (96.7 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com