TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Método de Seleção

Por:   •  3/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  853 Palavras (4 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 4

Método de seleção EPMURAS

- Giulia Martínez

O método de seleção para bovinos denominado de EPMURAS, é realizado com cautela e visualmente.

Ele tem como base avaliação da potencialidade de um animal de corte, como características para interesses produtivos (compra e descarte animal, avaliações genéticas, julgamentos comparativos nas pistas de exposição, desempenho fenotípico, entre outros.)

EPMURAS é uma sigla, e cada letra tem um significado:

[pic 1]

Estrutura Corporal (E): 

Usa-se a visão lateral do animal para ver o quão longo é seu comprimento (mede-se: dorso, lombo e musculatura do quadril – Essas regiões são importantes já que é aí que ficam localizadas as carnes de corte mais apreciadas, chamadas de carnes de primeira), também é avaliado sua profundidade permitindo uma maior deposição de musculatura. Há uma escala de 1 a 6, tendo nota 1 o de menor estrutura e 6 o de maior estrutura.

Precocidade (P)

Pode ser reprodutiva ou produtiva.
Reprodutiva: o quanto antes ele pode iniciar seu processo de reprodução
Produtiva: Quanto maior a precocidade produtiva, mais cedo o animal consegue chegar em seu ponto de abate
avaliação pela proporção entre a profundidade corporal do animal e a altura de membro, deve ser o maior possível em relação a profundidade corporal. Geralmente animais de raças europeias, como angus por exemplo, possuem uma grande profundidade e membros curtos o que os coloca com uma precocidade muito boa.

Basicamente, o método visa a relação entre o comprimento das costelas e a altura. Para observar quais animais tendem a ter a gordura de acabamento mais cedo, pode ser observada na virilha baixa. Avaliados de 1 sendo que o animal é tardio e que 25% a menos de costelas em relação a sua altura e 6 o animal ultrapassa de 58% de costela em relação a sua altura

Musculosidade (M)

Avaliação da musculatura avaliada principalmente onde há carnes de “primeira”, região do dorso, lombo e região posterior, e com menos prioridade na região anterior. Avalia-se o lote do animal e a largura e profundidade de nádegas, animais mais musculosos, com os músculos bem distribuídos pelo corpo e que pesam mais na balança, apresentam um melhor rendimento e qualidade na carcaça.

Umbigo (U)

Mede o comprimento de bainha do animal, excessivamente curto e excessivamente longos devem ser evitados. Diminuindo a chance de feridas na região. Como por exemplo o prolapso de prepúcio.
Normalmente ocorre a eliminação de animais que tem o prepúcio longo que passe a linha da jarrete.
[pic 2]Referência de escala de escores para a característica umbigo na raça Nelore. Fonte: Brasilcomz – Zootecnia Tropical, 2012.

Caracterização Racial (R) 

Verificar as características desejáveis da raça e assim selecioná-los. O tipo racial é muito cobiçado no mercado e isso também deve ser avaliado, já que eles têm valor no mercado. Sendo avaliado de 1 a 4, sendo 4 muito bom e agrada os demais padrões e 1 sendo como fraco apresentando algum defeito.

Aprumos (A)

Avalia as formas e as posições dos membros, o que influencia na vida útil do animal. Geralmente quando os membros são tortos isso faz com que o animal possa ter algum problema de articulação ou algo que pode afetar a sua atividade, inclusive sexual no futuro.
É avaliado através da proporção, direção, angulação e articulação dos membros posteriores e anteriores, levando em conta também o tamanho dos ossos, ligamento e tendões.. e esse método é avaliado de 1 a 4 também. Sendo 1 o animal é fraco e 4 o animal é muito bom.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (144.9 Kb)   docx (78.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com