TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RoteiroPraticaCoproparasitologico

Por:   •  30/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.086 Palavras (5 Páginas)  •  778 Visualizações

Página 1 de 5

DIAGNÓSTICO LABORATORIAL: EXAME COPROPARASITOLÓGICO

  1. Amostras

As amostras de fezes devem ser colhidas a fresco, recém-evacuadas ou obtidas diretamente do reto (grandes animais). Essas amostras devem ser acondicionadas, em recipientes apropriados, como os frascos plásticos do tipo coletores universais para pequenos animais e sacos plásticos ou luvas de palpação no caso de animais de grande porte.

As amostras devem ser mantidas sempre em refrigeração (2-8°C) e transportadas para o laboratório em recipientes térmicos, isopor com gelo de preferencia reciclável.

Às vezes é necessário realizar a coleta de no mínimo três amostras de fezes para cada animal, sendo essas amostras colhidas em dias alternados, pois os estágios parasitários são eliminados de forma intermitente nas fezes dos animais.

  1. Exame macroscópico das fezes

As amostras fecais devem ser examinadas para a pesquisa de proglotes de vermes cestodas e de vermes nematodas adultos como o Toxocara.  Além de avaliar a consistência, a presença de sangue e de muco e restos alimentares (alimentos mal digeridos). Algumas estruturas estranhas encontradas nas fezes como madeira, plástico, areia, pedra e ossos poderiam estar relacionadas com as manifestações clínicas do animal.  

  1. Exame microscópico das fezes

O exame microscópico permite visualizar os estágios parasitários para o diagnóstico laboratorial dos protozoários (cistos, trofozoítos e oocistos) e dos helmintos (ovos e larvas). Há diferentes técnicas laboratoriais disponíveis para a concentração e visualização desses estágios parasitários nas amostras fecais. Essas técnicas laboratoriais são preparadas de acordo com um princípio básico que envolve a flutuação ou a sedimentação.

As técnicas laboratoriais que envolvem a flutuação fecal são mais comumente utilizadas na medicina veterinária, sendo baseada no princípio que os estágios parasitários são menos densos que a solução de flutuação, podendo flutuar e permanecer como sobrenadante, sendo concentrados e coletados para avaliação microscópica.

Muitas soluções podem ser utilizadas nas técnicas laboratoriais que empregam o principio da flutuação, sendo a solução salina hipersaturada e a solução de sulfato de zinco (33%) as mais comumente empregadas na medicina veterinária.

3.1 Cães e Gatos

Para o diagnóstico laboratorial das amostras de fezes provenientes de cães e gatos são utilizadas técnicas laboratoriais baseadas no princípio da flutuação fecal. Esses métodos são classificados como Métodos Qualitativos (possibilitam a identificação do agente envolvido na infecção através dos aspectos morfológicos dos estágios parasitários encontrados nas fezes).

a) Método de Centrifugo Flutuação em Solução de Sulfato de Zinco (33%) - baseado na concentração de cistos e oocistos de protozoários através da flutuação em uma solução de sulfato de zinco.

Pesquisa de Protozoários: Cisto de Giardia / Oocisto de Coccídia (Isospora)

b) Método de Flutuação em Solução Salina Hipersaturada: Método Willis - baseado na concentração de ovos de helmintos e de oocistos de protozoários através da flutuação em solução salina hipersaturada.

                        Pesquisa de ovos de helmintos: Toxocara / Ancylostoma / Trichuris 

Protozoários: Oocisto de Coccídia (Isospora)

Dissolver em um copo plástico aproximadamente 1 a 2 gramas de fezes com a solução salina hipersaturada até obter uma mistura homogênea. Peneirar a mistura para outro copo plástico no intuito de remover as partículas grosseiras. Preencher um frasco plástico ou de vidro com mistura até atingir a borda do frasco. Apoiar uma lâmina sobre a borda do frasco permitindo o contato direto com a superfície do liquido. Aguardar em repouso por 15 a 20 minutos. Os ovos e oocistos de baixa densidade irão flutuar na solução salina hipersaturada e entrar em contato com a lâmina. Após este período, retirar a lâmina e inverter rapidamente para não perder o material. Adicionar uma lamínula sobre o material e observar no microscópio.  

[pic 1]

   

__________                 ___________                 ___________                 __________                         _________

[pic 2]

                ______________                                ___________________

  1. Ruminantes e Equinos

O diagnóstico laboratorial para as amostras de fezes dos ruminantes e equinos será realizado em duas etapas:

a) Método de Gordon e Whitlock – Técnica de Mc Master (o.p.g.) Método primariamente Quantitativo (promove a contagem dos ovos por grama de fezes, não sendo possível a identificação do agente envolvido na infecção) baseado na flutuação dos ovos em uma solução salina hipersaturada que utiliza uma câmara especifica: Câmara Mc Master para realizar a contagem dos ovos da Superfamília: Stongyloidea por grama de fezes (o.p.g.).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (162.3 Kb)   docx (95.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com