TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Festuca Arundinancia

Por:   •  27/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  669 Palavras (3 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 3

Festuca (Festuca arundinaceae Schreb.)

Descrição morfológica:

A festuca é uma planta perene de longa duração, cespitosa, com rizomas curtos. O colmo pode atingir de 0,60 a 1,20 m. Essa espécie tem sistema radicular profundo. As folhas apresentam cor verde-escuro, brilhante, com nervuras destacadas e bordas ásperas. A lamina foliar possui 5 a 9 mm de largura. A inflorescência e uma panícula de 15 a 20 cm de comprimento, com ramos numerosos e espiguetas largas.

Características agronômicas:

Ela é uma gramínea perene de inverno, precoce, produz forragem cedo, no outono, por não apresenta mecanismo de dormência no verão. Mantem-se verde durante todo ano, desde que haja condições de umidade e disponibilidade de nitrogênio. Durante o verão e o período mais frio, reduz sua produção.

E uma excelente planta para conservação do solo, em virtude da amplitude de raiz. Também possui estolões horizontais curtos e muito espessos, graças aos quais expandem-se progressivamente na superfície do solo, retendo-o bem. Em razão do lento estabelecimento e sempre bom manter o terreno limpo e fazer o controle das plantas daninhas.

 Adaptação e  Estabelecimento:

 A festuca apresenta maior resistência as condições da Campanha do Estado do Rio Grande do Sul, por ser uma gramínea perene de inverno. É a mais produtiva e persistente, além de apresentar algum crescimento no verão (OLIVEIRA; MORAES, 1995). Tolera bem o frio e o excesso de umidade, entretanto, calor excessivo e deficiência de umidade prejudicam sua persistência. Embora tolerante a solos ácidos, quando muitos pobres em fosforo ou sujeitos a secas prolongadas durante o verão, a espécie não se desenvolve adequadamente e, nesse caso, tem persistência curta.

Apresenta media exigência em fertilidade, demostra seu potencial em solos férteis e profundos. Prefere solos úmidos, formando sistema radical amplamente desenvolvido, responde bem a adubação nitrogenada. Adapta-se a solos de pH entre 4,5 e 9,5 (OLIVEIRA; MORAES, 1995). Sobrevive bem em vários tipos de solo, preferindo os mais férteis. Para adubação de manutenção e nitrogenada de cobertura, deve ser seguida a indicação para a cultura (MANUAL..., 2004).

No verão, o crescimento se limita mais pela disponibilidade de agua do que pela temperatura. A temperatura ótima para o crescimento fica em torno de 25ºC e a paralisação se da em temperatura inferior a 7 ºC.

A semeadura se faz no outono, de preferencia de abril a maio, em sistema de plantio direto. É indicado de 15 a 20 kg de sementes por ha-1 em cultivos em linhas no espaçamento de 0,2 a 0,3 m, a lanço deve se aumentar para 20 a 25 kg ha-1. O peso de mil sementes é de aproximadamente 2,3 g. Quando consorciada e indicado usar 10 a 15 kg ha-1 de semente.

Consorcia-se bem com cornichão, trevo branco e vermelho ou alfafa. Em solos úmidos se da preferencia ao trevo branco.

Manejo:

Seu fácil estabelecimento depende do manejo, que consiste em pastejá-la uma ou duas vezes no primeiro ano. Após estabelecida, resiste bem ao pisoteio. Quando cultivada sementes livres de fungo endofítico (Neotyphodium coenophiadum) deve ser pastejada moderadamente, deixando 7 cm de resteva. Quando se desejar um elevado desempenho animal, deve-se estabelecer sementes livres de fungo endofítico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (85.1 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com