TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Tubulações

Por:   •  28/5/2019  •  Monografia  •  495 Palavras (2 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 2

Equipe: Alef; Flávio; Kaique Cotia; Leandro Lima; Marcelo Couto; Sabrine Oliveira; Valter

Docente: D.Sc. Marcelo Rocha

TUBULAÇÕES

Questionário:

  1. Você como agrônomo tem em sua responsabilidade um dimensionamento hidráulico, que fatores como projetista você levaria em conta para que este seja satisfatório?

R: Cada tipo de tubo apresenta suas vantagens e desvantagens, devendo, pois, a sua escolha ser baseada em uma análise do conjunto de fatores que interferem na sua instalação, destacando dentre outros: fatores locais, topográficos, segurança, pressão de trabalho, temperatura, sobrecargas externas, resistência ao escoamento e fator econômico.

  1. Quanto à classificação dos tubos, estes podem ser metálicos e não metálicos, sendo assim dê um exemplo de tubo para cada classificação comentando suas vantagens e desvantagens.

R: tubos metálicos: Aço carbono – De uso generalizado por causa, principalmente, das vantagens que apresentam: baixo custo (menor relação custo/resistência mecânica), facilidade de instalação, resistência a pressões elevadas. Como desvantagem destaca-se a susceptibilidade á corrosão.

Tubos não metálicos: PVC (cloreto de polivinil) tem como vantagens: baixo peso facilitando o manuseio e transporte; superfície interna lisa, apresentando menor valor de perda de carga; não é inflamado e não oxida; não transmite nem altera o odor do fluido; excelente isolante térmico; versátil com aplicações em várias áreas, durabilidade superior a 20 anos. Por outro lado, apresentam baixa resistência a temperaturas elevadas e baixa resistência mecânica tornam-se quebradiços quando exposto por longo tempo a luz solar e podem ser atacados por alguns solventes químicos.

  1. Quais são os principais meios de ligação dos tubos? Sendo que a escolha do

 tipo de ligação depende de vários fatores cite alguns deles.

R: Os principais meios de ligação dos tubos são: ligações rosqueadas; ligações soldadas, ligações flangeadas, ligações de ponta  e bolsa, ligações especiais e outras. A escolha do tipo de ligação a ser empregada depende de vários fatores, entre os quais: material e diâmetro do tubo, finalidade e localização da ligação, custo, grau de segurança exigido, pressão e temperatura de trabalho, tipo de fluido, necessidade ou não de desmontagem de tubulação, etc.

  1. Descreva dois processos de fabricação de tubos sem costura, comentando também o tipo de tubo fabricado pelo processo descrito.

Extrusão: um tarugo maciço do material, em estado pastoso é colocado em um recipiente de aço debaixo de uma poderosa prensa. São fabricados: tubos de aço de pequenos diâmetros (abaixo de 8cm) e também de alumínio, cobre, latão, chumbo e outros metais não ferrosos, bem como de   materiais plásticos.

Forjagem: Um lingote de aço é furado em seu centro e após, submetido a altas temperaturas, sendo forjado com um martelete até atingir a espessura desejada. Processo utilizado para tubos de aço com paredes bastante espessas, destinados a trabalhos com alta pressão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (90 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com