TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Irrigação

Por:   •  15/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  764 Palavras (4 Páginas)  •  460 Visualizações

Página 1 de 4

Exercícios sobre introdução a irrigação Lei a apostila e responda:

  1. Como é definida a irrigação?

A técnica da irrigação pode ser definida como sendo a aplicação artificial de água ao solo, em quantidades adequadas, visando proporcionar a umidade adequada ao desenvolvimento normal das plantas nele cultivadas, a fim de suprir a falta ou a má distribuição das chuvas.

  1. Qual o principal objetivo e finalidades da irrigação?

O objetivo que se pretende com a irrigação é satisfazer as necessidades hídricas das culturas, aplicando a água uniformemente e de forma eficiente, ou seja, que a maior quantidade de água aplicada seja armazenada na zona radicular à disposição da cultura.

  1. Quais as principais causas dos insucessos dos projetos de irrigação ao longo da sua história.

O insucesso de civilizações pode ser notado através de aspectos físicos e sociais ligados ao desenvolvimento da irrigação. Entre os aspectos físicos podemos citar a inabilidade em lidar com inundações e salinidade

  1. Quais os métodos e os respectivos sistemas usados na irrigação das culturas?

irrigação por superfície, -irrigação por aspersão, irrigação localizada

  1. Quais os principais critérios utilizados na seleção do método mais adequado em relação a viabilidade técnica e econômica e ao impacto ambiental e social.

A seleção do método de irrigação tem a finalidade de estabelecer a viabilidade técnica e econômica, maximizando a eficiência e minimizando os custos de investimento e operação, e ao mesmo tempo, mantendo as condições favoráveis ao desenvolvimento das culturas. Entre os critérios mais utilizados, destacam-se: topografia, características do solo, quantidade e qualidade da água, clima, cultura e, considerações econômicas.

  1. Comente sobre a importância da irrigação para as plantas e para as pessoas:

Para atender as necessidades hídricas da planta e para a produção de produtos agrícolas

  1. Escreva sucintamente sobre Evaporação e Transpiração vegetal?

O termo evaporação designa a transferência de água para a atmosfera sob a forma de vapor que se verifica em um solo úmido sem vegetação, nos oceanos, lagos, rios e outras superfícies de água. De maneira geral, o termo evapotranspiração é utilizado para expressar a transferência de vapor d’água que se processa para a atmosfera proveniente de superfícies vegetadas.

A transferência de água para a atmosfera, no estado de vapor, quer pela evaporação de superfícies líquidas, quer pela evaporação de superfícies úmidas ou pela transpiração vegetal, constitui importante componente do ciclo hidrológico

  1. Após irrigação de uma determinada área plantada, quando e quanto devemos irrigá-la novamente?

 9) Conceitui:

a. Evapotranspiração;

o termo evapotranspiração é utilizado para expressar a transferência de vapor d’água que se processa para a atmosfera proveniente de superfícies vegetadas. Fundamentalmente, a evapotranspiração é proveniente de duas contribuições: a evaporação da umidade existente no substrato (solo ou água) e a transpiração resultante das atividades biológicas dos vegetais

 b. Evapotranspiração de referência (ETo);

- é a evapotranspiração que ocorre em uma cultura de referência quando o solo não apresenta restrição de umidade. Como cultura de referência normalmente é utilizada a grama ou a alfafa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (56.9 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com