TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Enxertia

Por:   •  10/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  678 Palavras (3 Páginas)  •  845 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

     Na produção comercial de mudas, a propagação assexuada é, por vezes, mais importante que a propagação sexuada, especialmente em plantas frutíferas, por diversas razões, entre as quais: Normalmente, é mais rápida que a propagação por sementes. O período improdutivo é mais curto. Permite a produção de plantas idênticas à planta-mãe, o que é importante na preservação das características agronômicas desejáveis. Isso não ocorre na propagação sexuada, devido à recombinação dos genes. A preferência pela reprodução sexuada ou assexuada é dada conforme: A facilidade de germinação da semente. O número de plantas que podem ser produzidas pelo método de propagação. A importância da preservação dos caracteres agronômicos das plantas-matrizes.

    Quando uma planta é produzida método de propagação, tal como a estaquia, a enxertia, a mergulhia e a micropropagação, em geral, o desenvolvimento segue a mesma seqüência da planta obtida por semente, descartando-se a etapa da germinação, embora a duração do período vegetativo seja menor. Essa menor duração da fase vegetativa, quando da reprodução assexuada, deve-se à utilização de material cal h ida a partes da planta-matriz, que já ultrapassaram a fase juvenil.

Materiais e Métodos

  • Canivete
  • Saquinhos de Geladinho
  • Mudas (Cajueiro e Mangueira)

      A aula pratica iniciou com algumas instruções dada pelo professor sobre o melhor modo de se enxertar mudas das frutíferas escolhidas ( Mangueira e Cajueiro)  que são garfagem fenda cheia e fenda lateral os procedimentos dado por ele a seguir:

Para as mudas da Mangueira- Garfagem fenda cheia

1. Passo – seleção das mudas e garfos devem ser sadias, vigorosas, tolerantes a pragas doenças, com frutos característicos.

2. Passo -  Logo após com as mãos, foram retiradas as folhas dos ramos escolhidos. Realizada para forçar o intumescimento  (aumento) da gema apical e acelerar o pegamento após a enxertia. O garfo cortado deve ter aproximadamente 15 a 20 cm de comprimento.

3. Passo -  O porta-enxerto foi cortado com um canivete , 20 cm acima do colo da planta, desinfetado em álcool.

4. Passo - O garfo foi cortado, com o  canivete,  em forma de cunha, fazendo cortes com 3 ou 4 cm de comprimento. Logo foi encaixado no corte do porta-enxerto,  de modo que, pelo menos um dos lados da região do enxerto e porta-enxerto  unam-se casca com casca.

5. Passo - Para  fixar o enxerto o mesmo foi enrolado com saquinho de geladinho , de baixo para cima. Para proteger contra o ressecamento, foi coberto o garfo e a região da enxertia com saquinho plástico.

6. Passo - Quando surgirem os primeiros pares de folhas, cerca de 30 a 40 dias após a enxertia, retiram-se os saquinhos de proteção. A fita plástica só deve ser retirada  cerca de 90 a 120 dias .

Para as mudas de Cajueiro – Fenda Lateral

1.Etapa- foi aberta uma  incisão oblíqua no porta-enxerto, que consiste em uma fenda lateral, aberta no caule na altura de 6 cm a 8 cm do colo, tendo-se os cuidados de não adentrar o corte em demasia ou não decepar o porta-enxerto. A fenda deve ter no máximo 2,5 cm.

2. Etapa- reduziu-se os garfos para 8 cm a 10 cm e proceder a um corte em bisel na extremidade, procurando deixar a mesma obliquidade do corte no porta-enxerto. Deve-se ter o cuidado de não tocar nas partes cortadas a fim de evitar contaminações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (80.4 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com